segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROVAS DE GEOGRAFIA



Escola Municipal André Urani.
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 7º ANO – 1º BIMESTRE
Aluno (a):
TIME:                                                            Data:
Professor Mentor:


1)      Observe o mapa abaixo:

Os países assinalados e numerados são:
A  1 – Argentina; 2 – Equador; 3 – Chile.
B    1 – Venezuela; 2 – Brasil; 3 – Bolívia.
C    1 – Venezuela; 2 – Bolívia; 3 – Argentina.
D    1 – Argentina; 2 – Brasil; 3 – Chile.

2)   O mapa abaixo mostra as cinco regiões administrativas que foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas regiões foram delimitadas a partir de características naturais, socioeconômicas e político-administrativas. 

 O nome dessas regiões está listada em:
a) Norte, Nordeste, Sudoeste, Central e Sul.
b) Norte, Leste, Sul, Oeste e Central.
c) Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Central.
d) Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

3) População é um grupo de pessoas que vive em uma comunidade, interage entre si, e cria condições de se desenvolver mutuamente. Cada lugar tem sua população e ela terá características diferentes em cada um deles.
Podemos caracterizar a população de acordo com a Taxa de Natalidade, Taxa de Mortalidade, Taxa de Fecundidade e Expectativa de Vida, por exemplo.
De acordo com os seus conhecimentos, relacione a coluna abaixo e depois marque a alternativa que está correta.

(1) Taxa de Natalidade                 (  ) É a taxa que corresponde ao número de pessoas                                                          
                                                                que morrem no período de um ano.
(2) Taxa de Fecundidade              (  ) É a taxa que mede o número médio de filhos que
                                                          cada mulher tem.
(3) Taxa de Mortalidade              (  ) É a taxa que estima a média de anos que uma
                                                                pessoa irá viver.
(4) Expectativa de Vida                (  ) É a taxa que aponta o número de nascimentos que                              
                                                         acontecem no período de um ano.
A alternativa correta é:
a) 1, 2, 3 e 4
b) 4, 3, 2,e 1
c) 1, 3, 4 e 2
d) 3, 2, 4 e 1


4) Observe as imagens abaixo:
As pirâmides etárias brasileiras mostradas cima, se referem aos anos de 1960 e 2000. Elas mostram uma mudança na composição etária (na idade) da população brasileira. 
Que mudanças, podemos apontar pela mudança nas pirâmides etárias brasileiras?
a) A taxa de natalidade aumentou e a expectativa de vida diminuiu.
b) A taxa de fecundidade diminuiu e a expectativa de vida diminuiu.
c) A taxa de mortalidade e a taxa de natalidade aumentaram. 
d) A taxa de natalidade diminuiu e a expectativa de vida aumentou.


5) “Censo 2010 descobre 23.760 cidadãos centenários
Publicada em 29/11/2010 às 23h11m em www.oglobo.globo.com
" Não se aperreie (chateie) nunca, viva com muita paz e amor no coração "
SALVADOR - Em todo o Brasil, segundo dados do Censo 2010, existem 23.760 pessoas com mais de 100 anos. Bahia, São Paulo e Minas Gerais são os estados com o maior número de idosos centenários. Na Bahia, vivem atualmente 3.525. Em São Paulo estão 3.146, e em Minas moram 2.597.
Segundo Valéria de Marcos, professora do departamento de geografia da USP, a melhoria no acesso aos alimentos e os avanços da medicina contribuem para que a população viva mais:
- O acesso à saúde também melhorou e a urbanização se expandiu. A longevidade está ligada a todos esses fatores.
Na Bahia, não existe uma fórmula especial que explique a grande quantidade de idosos com mais de cem anos, mas, no geral, essas pessoas tentam se afastar das preocupações e chateações procurando levar uma vida regrada, rotineira e sem maiores exageros. Um dos símbolos da longevidade baiana, Deraldo Magno Santos comemorou 116 anos no último dia 2 em novembro. Morador do Asilo São Lázaro, na Estrada Velha do Aeroporto, na capital baiana, seu Deraldo pode ser a pessoa mais velha do mundo, após a morte no final de outubro de Eugenie Blanchard, monja de 114 anos, que era considerado o ser humano mais longevo e que vivia numa ilha caribenha... No Abrigo Salvador, um dos mais antigos do Estado, dos 203 idosos que moram no local, quatro já ultrapassaram a barreira dos 100 anos.

Lendo a reportagem, podemos entender porque hoje as pessoas estão vivendo mais no Brasil. A alternativa  que traz as razões para essa maior longevidade é:
a) Não ir ao médico, menor acesso a alimentação saudável e urbanização. 
b) Avanços na medicina e maior acesso a alimentação saudável.
c) Urbanização e falta de cuidados com a saúde. 
d) Menor acesso a alimentação saudável e avanços na medicina. 

6) Sabemos a população pode se distribuir de formas diferentes no território. E, a partir dessa distribuição, podemos classificar um território como populoso ou como povoado. Podemos então afirmar que:
a) Povoado é aquele território que tem muita gente e muito espaço, tendo assim uma densidade demográfica baixa. 
b) Quando falamos que um território é populoso estamos nos referindo à população absoluta desse espaço.
c) Podemos dizer que o estado do Acre é mais povoado do que o estado do Rio de Janeiro. 
d) Povoado e populoso tem o mesmo significado. 
GABARITO: B – Respostas na página 29.

7) Observe a imagem abaixo:




A charge acima faz referência a um fenômeno chamado êxodo rural. Marque a alternativa que explica o que é o êxodo rural.
a) Movimento de migração de saída de uma cidade e ida para outra cidade.
b) Movimento de migração de saída do campo e ida para outra localidade no Campo.
c) Movimento de migração de saída da cidade e ida para o campo.
d) Movimento de migração de saída do campo e ida para a cidade.

8) Usamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para identificar a situação socioeconômica de diferentes lugares. Para o cálculo do IDH utilizamos três indicadores diferentes; um que mede a saúde, um que mede a educação e outro que mede a renda.
Faça a conexão entre eles e depois marque a alternativa correta.

(1) Saúde              (  ) número de anos que permanece na escola
(2) Educação        (  ) PIB – Produto Interno Bruto.
(3) Renda              (  ) Expectativa de Vida.

a) 1, 2 e 3
b) 3, 2 e 1
c) 2, 3 e 1
d) 2, 2 e 1.


9) Observe o mapa do Brasil apresentado abaixo.


Os estados assinalados com os números 27, 4 e 10 são, respectivamente:
a) Bahia, Rio de Janeiro e Pará.
b) Rio Grande do Sul, Amazonas e Bahia. 
c) Paraná, Pará e Pernambuco. 
d) Santa Catarina, Roraima e Alagoas. 



10) Observe a imagem abaixo:
O mapa delimita as regiões geoeconômicas brasileiras. Elas são definidas, principalmente,  a partir de critérios econômicos. De acordo com a numeração dada na imagem, marque a alternativa correta.
a) 1 – Amazônica; 2 – Nordeste; 3 – Centro Sul. 
b) 1 – Amazônica; 2 – Central; 3- Nordeste.
c) 1 – Amazônica; 2 – Centro-Sul; 3 – Nordeste.
d) 1 – Amazônico; 2 – Centro-Sul; 3 – Leste. 


ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ URANI. 
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 8º ANO – 1º BIMESTRE
ALUNO (A):
TIME:                                                            DATA:
PROFESSOR MENTOR:

1 Complete os quadrinhos abaixo:


A afirmativa que faz a correspondência entre o número e o trecho que completaria o conteúdo do quadrinho corretamente é:
a) 2 – Território
b) 3 – Governo
c) 4 – País
d) 2 – Estado

2 Leia o trecho abaixo:
“Em diversas partes do planeta existem nações reivindicando a formação de um território (Estado próprio), pois elas habitam países onde a nação predominante é outra. Esses grupos, compostos por indivíduos que apresentam características históricas, religiosas, culturais, valores sociais, entre outros elementos em comum, solicitam a criação de um Estado-Nação que será definido e delimitado por e a partir de relações de poder, sendo estabelecida uma unidade administrativa autônoma e reconhecida pela comunidade internacional. Alguns exemplos de nações nessa situação: 
Palestinos: Essa grande nação é composta por mais de sete milhões de pessoas que estão situadas no Oriente Médio. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é o principal grupo na busca pela criação de um Estado próprio. 
Tibetanos: Os tibetanos ocupam o centro-leste do continente asiático, um território dominado pelo governo chinês, que oprime de forma violenta o movimento de autonomia dessa nação. 
Bascos: A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a religião: católicos romanos. 

De acordo com o trecho, é correto afirmar que:
a) Nação corresponde a um conjunto de leis e regras que são responsáveis pela organização política de um território.
b) Nação se refere a um conjunto de pessoas que possuem características físicas e biológicas em comum. 
c) Nação é um conceito que se refere a um povo que possui memória histórica e cultural em comum. 
d) Nação diz respeito a um conjunto de pessoas que vivem em um mesmo território, independente de ter ou não história em comum. 

3 “Bascos: A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a religião: católicos romanos. O movimento de criação de um território próprio é liderado pelo ETA (Pátria Basca e Liberdade), que, apesar de enfraquecido e desarticulado politicamente, continua realizando atentados terroristas para pressionar o governo espanhol. 
Chechenos: Nação formada por aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, os chechenos vivem em uma área de domínio russo, nas montanhas do Cáucaso. O movimento separatista ganhou força com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a declaração de independência e formação do Estado-Nação da Chechênia, em 1991. Porém, os russos não aceitaram a formação do território checheno e combatem o movimento com bastante violência: estima-se que mais de 120 mil chechenos já foram assassinados pelo exército da Rússia.”

Observe as palavras que foram grifadas acima: NAÇÃO; CULTURA; MOVIMENTO SEPARATISTA; FRAGMENTAÇÃO. 

Estabeleça a relação entre as colunas e depois assinale a alternativa correta:
(1) Fragmentação                                     (  ) Dividir em vários pedaços. 
(2) Nação                                                   (  ) Conjunto de costumes, modos de agir e                                                    
(3) Movimentos Separatistas                 instruções de um povo.
(4) Cultura                                                 (  ) Povo com memória e história em comum.
                                                              (  ) Grupo de pessoas que lutam para conquistas a             
                                                              independência de seu povo. 

4 Todo Estado-Nação precisa ter um governo. Esse governo pode ser organizado de diferentes maneiras. No caso brasileiro, podemos afirmar que o governo é exercido por um poder:
a) Monárquico
b) Confederativo
c) Republicano
d) Ditatorial 

5 Um sistema socioeconômico se refere a forma como um Estado-Nação organiza sua estrutura econômica, ou seja como as atividades industriais, comerciais, de serviços e agrícolas, funcionam naquele Estado-Nação. 
Ao longo da história, passamos por um período chamado “bipolar”. Nesse momento o mundo possuía dois sistemas socioeconômicos predominantes. A alternativa que cita e explica corretamente esses dois sistemas é:
a) Feudalismo e Capitalismo – Prioriza o individualismo e dá enfoque ao bem estar coletivo respectivamente. 
b) Capitalismo e Coletivismo – Prioriza o individualismo e enfoca a distribuição benefícios para todo o coletivo respectivamente. 
c) Anarquismo e Coletivismo – Refere-se  a uma organização sem governo e a um governo que prioriza o coletivo respectivamente. 
d) Socialismo e Capitalismo – Prioriza o bem coletivo e o bem individual respectivamente.

6 O fim da Guerra Fria provocou diversas mudanças na geopolítica mundial. O término do embate entre as, até então, duas Superpotências mundiais, EUA e União Soviética, fez emergir uma nova ordem mundial, não mais controlada por Superpotências, mas por um grupo de países que em conjunto tem o poder de organizar e liderar a economia mundial. 
Essas duas formas de organização citadas no trecho acima, estão pontuadas em:
a) Monopolaridade e Diversidade.
b) Bipolaridade e Multipolaridade.
c) Bipolaridade e Diversipolaridade. 
d) Monopolaridade e Multipolaridade.

7 Em um mundo cada vez mais globalizado, os Estados-Nação sentem cada vez mais a necessidade de proteger a sua economia diante de uma onda de invasão de mercadorias vindas de todas as partes. No entanto, o isolacionismo também não é uma opção viável, visto que, as trocas de mercadorias, informações, capital, etc. é primordial para o funcionamento de uma economia desenvolvida e equilibrada, no atual estágio do capitalismo.  Com isso, os Estados-Nação buscaram criar estratégias para, ao mesmo tempo, proteger-se do furacão que é a economia globalizada dentro da lógica neoliberalista e, ao mesmo tempo, estar inserido nesse mesmo furacão. 
Tal estratégia consistiu na formação de agrupamentos de países que, entre si, possuem vantagens comerciais. Chamamos esses grupos de países de:
a) Conjunto de Estados-Nação.
b) Blocos econômicos.
c) Blocos de economia global.
d) Conjunto de economias. 

8 Assinale a alternativa que contém o grupo econômico no qual o Brasil está inserido para integrar-se economicamente a fim de alcançar o crescimento econômico e a competitividade mundial. 
a) União Europeia
b) Apec
c) Pacto Andino
d) Mercosul


9 Observe a charge abaixo:

A charge acima faz referência a um momento importante da história mundial, identificado pela alternativa:
a) Guerra franco-prussiana. 
b) Guerra do Golfo.
c) Guerra Fria.
d) Guerra do Gelo. 

10 Grupo de Estados-Nação que se uniram com o intuito de se fortalecer economicamente. Todos fazem parte do mesmo continente (aquele conhecido como velho mundo). São mais de vinte Estados-Nação que adotam a mesma moeda e podem circular livremente entre eles. (Existem algumas exceções em relação ao uso da moeda, conhecida como EURO.)
Estamos falando do(a):
a) Apec.
b) União Europeia.
c) Mercosul.
d) União Asiática. 

ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ URANI. 
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 9º ANO – 1º BIMESTRE
ALUNO (A):
TIME:                                                            DATA:
PROFESSOR MENTOR:

1 O continente africano é imenso e possui uma diversidade cultural impressionante. Por isso, não podemos concordar com as afirmações que falam em “uma cultura africana”, como se todo o continente, todos os povos, todas as nações tivessem os mesmos costumes, a mesma língua, a mesma dança, etc. 
Podemos afirmar que o argumento que diz que a África possui uma única cultura tem cunho:
a) Eurocentrista.
b) Africanocentrista.
c) Etnocentrista.
d) Racicentrista. 
2 Devido a colonização que ocorreu no continente africano, assim como no sul americano, alguns países daquele continente falam, como nós, o português. São exemplos de países africanos que foram colonizados por Portugal:
a) Angola e Moçambique.
b) França e Argélia.
c) Brasil e Cabo Verde.
d) África do Sul e Guiné Bissau. 
3 Observe o mapa temático abaixo:
A partir da imagem acima, podemos afirmar que:
I A população africana concentra-se, principalmente, no litoral do continente.
II A população do continente, se concentra, sobretudo, nas cidades localizadas mais próximas a área central do continente. 
III A parte norte da África é pouco habitada pois ali localiza-se o deserto do Saara. 
IV A parte sudoeste do continente possui baixa densidade demográfica devido a existência do deserto da Namíbia. 
Estão corretas:
a) I e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I e IV
4 O constante crescimento das cidades, tanto no continente africano, como em outras partes do globo, tem sido responsável pela intensificação dos problemas ambientais. Não está entre os problemas decorrentes do crescimento das cidades:
a) Crescimento das áreas cultiváveis. 
b) Retirada da cobertura vegetal.
c) Poluição atmosférica.
d) Contaminação dos solos e lençóis freáticos. 

5 Observe a imagem abaixo
A imagem acima mostra que é possível florescer no deserto. Além dos oásis naturais, existe outra maneira de se “fertilizar” as areias dos desertos. Quando falamos do exemplo africano e das “verdejantes ilhas do Saara”, nos referimos a uma maneira específica de se conduzir a água para irrigar as plantações chamada:
a) Foggaza.
b) Foggo
c) Foggara
d) Fogueira
6 Observe os climogramas a seguir:
Qual dos climogramas mostrados acima seria adequado à região localizada nas proximidades do grande deserto do Saara?
a) I
b) II
c) III
d) IV
7 Os desertos, como o Saara, costumam apresentar as maiores amplitudes térmicas diárias do planeta Terra. Isso acontece devido a sua localização e a composição de sua superfície.
Diante disso, vamos observar as imagens abaixo:
Podemos concluir então que:
a) Amplitude térmica diária se refere a média de temperaturas que ocorrem ao longo do ano.
b) No deserto a temperatura é quente o ano todo e o dia todo.
c) Todas as cidades litorâneas apresentam clima frio e chuvoso. 
d) Amplitude térmica diária é a variação de temperatura de um local entre o dia e a noite. 
8 Observe a imagem abaixo:
Qual o fenômeno climático está sendo retratado na imagem?
a) Verão e inverno.
b) Aquecimento global.
c) Primavera e outono
d) Era do gelo

9
A imagem acima mostra um mapa do continente africano um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Podemos afirmar que esse mapa teve a intenção de:
a) Denegrir a imagem do continente africano. 
b) Mostrar a diversidade cultural da África. 
c) Mostrar a divisão política da África.
d) Mostrar a diversidade étnica da África. 
10 O norte da África apresenta um clima pouco comum ao redor do mundo. Chama-se clima mediterrâneo e tem características peculiares. Apresenta verão seco e inverno chuvoso, ao contrário da maioria dos climas que encontramos em nosso planeta. 
Isso ocorre em função de uma característica especial daquela região e que se repete em todas as outras regiões onde o clima mediterrâneo aparece. 
Considerando-se a localização do norte da África podemos concluir que:
a) No verão temos a atuação predominante do deserto do Atacama sobre o clima.
b) No verão temos a atuação predominante do deserto do Saara sobre o clima.
c) No verão temos a atuação predominante do Mar Mediterrâneo sobre o clima
d) No inverno temos a atuação predominante do Mar Vermelho sobre o clima. 




10 comentários:

  1. Parabéns Professora! Excelente iniciativa de valor para toda nossa comunidade de aprendência coletiva!
    Ivo

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  2. Excelente!! Isso me ajudou a elaborar as provas. Parabéns Juliana.

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  3. Muito bem elaborada as questões,ajuda o aluno a pensar nas respostas que ele mesmo terá que responder.

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  4. Muito boa me ajudou a elaborar as minhas avaliações. Parabéns e obrigado.

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  5. Adorei as atividades. Muito boa mesmo. Gostaria do gabarito

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