quinta-feira, 25 de abril de 2013

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA...

VAMOS TESTAR NOSSOS CONHECIMENTOS... ??

8 ANO - ILUMINISMO. 
Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares." 
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere. 
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.

"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.

"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.

Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema político. Como foram denominados esses monarcas? Esclareça o caráter de conciliação das medidas que tomaram.

7 ANO - FEUDALISMO. 
O feudalismo:
a) deve ser definido como um regime político centralizado;
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.

Quanto às relações entre suseranos e vassalos:
a) senhor e servo eram categorias semelhantes a suseranos e vassalos;
b) o servo prestava homenagem ao senhor feudal;
c) o senhor feudal concedia o benefício ao vassalo;
d) as obrigações entre vassalos e suseranos eram recíprocas;
e) o juramento de fidelidade podia ser rompido a qualquer momento.
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
Sobre a origem do Feudalismo, é correto afirmar:
A - Ele teve início ainda no Império Romano, durante o governo do imperador Nero.
B - Ele começou no século XV, com o início das conquistas marítimas de Portugal e Espanha.
C - Ele teve início na África durante o século V e espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.
D - Ele começou a se formar na Europa no século V, com a invasão do Império Romano pelos povos germânicos.

Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes do feudalismo?
A - Prevalência do trabalho assalariado; poder centralizado nas mãos do monarca; uso de moedas em todos os feudos.
B - Economia baseada na produção de mercadorias industrializadas; sistema de eleições para a escolha dos governantes; prevalência do trabalho servil (dos servos).
C - Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, administrativa e econômica; prevalência do trabalho servil; agricultura como base da economia.
D - Economia dinâmica com muito contato comercial entre os feudos; poder nas mãos dos cavaleiros medievais, divisão de terras igualitárias para todos do feudo.

Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que:
A - Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
B - Ela era dinâmica, pois era muito fácil uma pessoa passar de uma camada para outra superior.
C - A maior parte da sociedade era composta por nobres (reis, senhores feudais, cavaleiros).
D - Ela era hierarquizada e com pouca mobilidade social. Havia os que trabalhavam (servos camponeses), os que oravam (clero) e os que guerreavam (nobreza).

Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
A - A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas.
B - A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
C - A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
D - A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.

9 ANO - BRASIL REPÚBLICA
Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:
A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.
C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista
E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.

Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.

O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições; 
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário