quarta-feira, 10 de abril de 2013

ATIVIDADES DIVERSAS... CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, PORTUGUÊS...

PESSOAL MAIS ALGUMAS ATIVIDADES PARA VOCêS TEREM DISPONÍVEIS PARA AUXILIÁ-LOS A CUMPRIR O ITINERÁRIO!!!


EXERCÍCIOS 7º ANO


CIÊNCIAS

Questão 01
Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo. Com base nessa observação, ele concluiu que a célula é:

(A) eucarionte.
(B) procarionte.
(C) pluricelular.
(D) heterótrofa.
(E) macroscópica.

Questão 02
De acordo com a Teoria Celular, apesar de serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em sua constituição fundamental uma vez que:

(A) são capazes de se reproduzir assexuadamente.
(B) são constituídos por células.
(C) contêm moléculas inorgânicas.
(D) crescem de dentro para fora.
(E) crescem de fora para dentro.

Questão 03
Quando um organismo é privado de alimento e as suas reservas se esgotam, como estratégia de sobrevivência no momento de crise, as células passam a digerir partes de si mesma.  As estruturas celulares diretamente responsáveis por esse processo são:

(A) as mitocôndrias.
(B) os cromossomos.
(C) os lisossomos.
(D) os ribossomos
(E) os vacúolos.

Questão 04
A correspondência certa entre estruturas e função é:

(A) cloroplasto – fotossíntese.
(B) membrana – reserva de alimento.
(C) mitocôndria – permeabilidade.
(D) ribossomo – respiração.
(E) corpo celular – energia.

Questão 05
A membrana das células, pelo fato de ter cerca de 10mm de espessura, pode ser observada:

(A) Ao microscópio óptico.
(B) A olho nu.
(C) Com uma lupa.
(D) Ao microscópio eletrônico.
(E) Ao microscópio simples.

Questão 06
Assinale a única alternativa que indica corretamente a reação que representa a fotossíntese:

(A) CO2 + H2O luz → C6H12O6 + H2O + O2
(B) C6H12O6 + CO2 luz → H2O + O2
(C) H2O + O2 luz → C6H12O6 + CO2
(D) CO2 luz → H2O + O2 + C6H12O6
(E) CO2 + H2 luz → C6H12O6 + H2O + O2


Questão 07
As imagens abaixo representam duas células (I e II) de seres vivos totalmente seres diferentes um do outro.








Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de

(A) Procariotos e eucariotos
(B) Autótrofos e heterótrofos
(C) Eucarioto e procarioto
(D) Celulares e acelulares
(E) Unicelulares e pluricelulares

Questão 08
Nos últimos minutos para o término da maratona de São Silvestre do ano passado realizado no Rio de Janeiro, um dos competidores acelerou e em pouco tempo sentiu muitas câimbras e fadiga muscular e teve que abandonar a prova. O médico de sua equipe lhe disse que a falta de oxigenação nas células musculares causou as dores e as câimbras. Qual o nome do processo de obtenção de energia realizado pelas células musculares que causou tais problemas para o maratonista?

(A) Fermentação
(B) Metabolismo
(C) Respiração celular
(D) Fotossíntese
(E) Diferenciação celular

Questão 09
Dá-se o nome de organismo autótrofo ao ser vivo que:

(A) é capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de glicose e aminoácidos.
(B) não realiza a fotossíntese.
(C) depende de outro organismo vivo para a obtenção de alimento.
(D) é capaz de utilizar substâncias em decomposição para sua alimentação.
(E) é capaz se produzir seu próprio alimento a partir de substâncias químicas inorgânicas


HISTÓRIA

Questão 01
”Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e o chefe
mais próximo. De escalão em escalão os nós assim formados uniam, tal como se tratasse de
cadeias infinitamente ramificadas, os mais pequenos aos maiores. A própria terra só parecia ser
uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’ remunerando-os.” (Marc Bloch. “A SOCIEDADE FEUDAL”)

O texto descreve a:

(A) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica.
(B) relação de tipo comunitário
(C) relação de suserania e vassalagem.
(D) hierarquia nas Corporações de Oficio.
(E) organização política das cidades medievais.

Questão 02
O sistema feudal caracterizava-se:

(A) pela inexistência do regime de propriedade da terra, predomínio da economia de comércio e
organização da propriedade pública.
(B) pelo cultivo da terra por escravos com produção intensiva e grandes benefícios para os vassos.
(C) pela aplicação do sistema assalariado e trabalho forçado dos vilões nas pequenas propriedades senhoriais.
(D) pela divisão da terra em pequenas propriedades e utilização de técnicas avançadas de cultivo.
(E) pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrárias.

Questão 03
Durante a Idade Média, na Europa Ocidental, predominava o sistema feudal, cujos fundamentos eram:

(A) o trabalho servil, a família patriarcal e o Estado Nacional.
(B) o trabalho servil, a família patriarcal e a posse da terra pela nobreza.
(C) o trabalho servil, a família igualitária e a posse da terra pela buguersia.
(D) o trabalho livre, a família patriarcal e a posse da terra pelos nobres.
(E) o trabalho escravo, a família patriarcal e a posse da terra pelos camponeses.

Questão 04
As principais características do feudalismo eram:

(A) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
(B) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
(C) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
(D) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade
fortemente influenciada pela religiosidade.
(E) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.

Questão 05
“Quando Pepino, o Breve arriscou a usurpação que tantos outros tinham executado nos reinos vizinhos, quis purificá-la pela mais inatacável consagração. Primeiro, levou o papa a declarar que o tÍtulo real devia caber a quem detivesse o verdadeiro poder. Depois, eleito rei pela assembleia dos grandes, fez-se ungir por S. Bonifácio, o mais ilustre dos missionários, na presença dos bispos franceses.” (Robert Lopez – O NACIONAL DA EUROPA)

Pepino, O breve tornou-se, assim, o primeiro rei da dinastia.

(A) Merovíngia.
(B) Carolíngia.
(C) Capetíngia.
(D) Valois.
(E) Bourbon.

Questão 06
Após a morte de Carlos Magno, o Império Carolíngio conheceu a decadência, motivada pelas disputas territoriais entre seus herdeiros e amenizadas com o Tratado de Verdum, que dividia o Império entre Carlos, O Calvo; Luís, o Germânico e Lotário.

O Tratado de Verdum teve como consequências:

(A) o fortalecimento do poder eclesiástico sobre os nobres.
(B) o fortalecimento do poder local da nobreza feudal, diminuindo o poder central do rei.
(C) o fortalecimento da autoridade dos monarcas.
(D) a reorganização do Império Romano.
(E) o poder dos imperadores bizantinos sobre o Ocidente.

Questão 07
Era o imposto exigido pelos senhores feudais, pelo qual os servos deviam trabalhar alguns dias da semana no manso senhorial:

(A) Banalidades.
(B) Corvéia.
(C) Mão Morta.
(D) Hospedagem.
(E) Talha.

Questão 08
Principal mão-de-obra utilizada nos feudos:

(A) Assalariada.
(B) Escrava.
(C) Capitalista.
(D) Burguesa.
(E) Servil.

Questão 09
Ciência que se preocupa em estudar os principais acontecimentos do passado e do presente das sociedades humanas:

(A) Geografia.
(B) Economia.
(C) Sociologia.
(D) Antrolopolgia.
(E) História.

Questão 10
Acontecimentos corriqueiros de uma sociedade:

(A) Fatos sociais.
(B) Vestígios históricos.
(C) Séculos.
(D) Fontes históricas.
(E) Fatos históricos.


LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto abaixo para responder às questões de I a V

O planeta gota

A terra tem muita água, mas só uma ínfima parte é própria para consumo.
O desafio é como usá-la para que não falte no futuro próximo.

A água cobre 70% da superfície da Terra. Apesar da abundância, ela está cada vez mais rara e cara. Estima-se que 1 bilhão de pessoas não tenham acesso a uma fonte limpa para beber. De acordo com cálculos da ONU, esse número deve dobrar nos próximos quinze anos. Os especialistas chamam a situação de crise da água. De todas as crises, é a mais dramática e universal que a humanidade pode enfrentar. Não é possível solucionar o problema das torneiras secas com incentivos fiscais ou manobras cambiais, como se faz numa crise econômica. Tampouco existe produto alternativo que substitua a água, como ocorre com o petróleo. Esse líquido incolor, inodoro e insosso é essencial para a sobrevivência humana e, ao contrário do vinho, se torna mais precioso quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.
A crise tem características peculiares. Antes de tudo, a água da Terra não vai acabar. Estima-se que, circulando por rios, mares, lagos, pântanos e nuvens, o planeta acumule 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Esse líquido evapora dos mares e transpira da vegetação, cai na forma de chuva e retorna para depósitos subterrâneos, rios e oceanos, de onde tudo recomeça com a evaporação. O ciclo hídrico, cujos mistérios os cientistas ainda não desvendaram inteiramente, é uma garantia de renovação. O problema é que a água doce, aquela apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total. A crise seria menos alarmante caso a água estivesse distribuída de maneira equilibrada pelo globo. Não é o que acontece. Vários países nadam na abundância hídrica. O Brasil, felizmente, é um deles. Outros, especialmente na África e no Oriente Médio, não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população com o mínimo necessário, que varia de 20 a 50 litros diários por pessoa.
(Revista Veja – 22 de dezembro, 2010-com adaptações)



Questão 01
De acordo com o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A água é distribuída de maneira equilibrada pelo globo terrestre.
( ) A água está cada vez mais rara e cara.
( ) A água é essencial para a sobrevivência humana.

A sequência está correta em:
(A) V, F, V
(B) F, V, F
(C) F, V, V
(D) V, V, V
(E) F, F, V

Questão 02
Infere-se do texto sobre a água:

(A) A água da Terra vai acabar.
(B) A água doce, apropriada para o consumo humano, é uma abundância hídrica no continente Africano.
(C) É um líquido incolor, inodoro, insosso e essencial para a sobrevivência humana.
(D) Não é rara.
(E) Há produtos alternativos que substituem a água.

Questão 03
De acordo com o texto, analise:

I. Muitas pessoas não têm acesso a uma fonte limpa de água para beber.
II. O Brasil possui abundância hídrica.
III. A água se torna mais preciosa quanto menos cor, cheiro e sabor tiver.
IV. A África e o Oriente Médio não dispõem de recursos hídricos para abastecer sua população
com água própria para consumo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) III, IV
B) II, III, IV
C) I, II
D) I, II, III
E) I, II, III, IV

Questão 04
Em “A crise tem características peculiares.” a palavra destacada apresenta como significado correto:

(A) Conhecedor das coisas divinas e humanas.
(B) Exorbitantes.
(C) Desarranjadas, transtornadas.
(D) Ameaçadoras.
(E) Que é atributo particular duma pessoa ou coisa.

Questão 05
Em todas as frases a seguir, transcritas do texto, as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:

(A) “Os especialistas chamam a situação de crise da água.”
(B) “A crise tem características peculiares.”
(C) “A crise seria menos alarmante...”
(D) “A água cobre 70% da superfície da terra.”
(E) “Tampouco existe produto alternativo que substitua a água...”

Questão 06
Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco: “É preciso que _______ novidades interessantes que _____ e ______ ao mesmo tempo”.

(A) surjam – divertem – instruam;
(B) surjam – divirtam – instruam;
(C) surjam – divirtam – instruem;
(D) surgem – divertem – instruem;
(E) surgem – divirtam – instruam.

Questão 07
Considere as frases:

1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.

Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:

(A) façamos – cabem;
(B) fazemos – caibam;
(C) fazemos – coubessem;
(D) façamos – caberem;
(E) façamos – caibam.

Questão 08
A frase “Procure compreender seus pais” está na 3ª pessoa do singular. Passando-a para a 2ª pessoa do singular, teremos:

(A) procuras compreender vossos pais;
(B) procurai compreender teus pais;
(C) procura compreender seus pais;
(D) procura compreender teus pais;
(E) N.R.A.

Questão 09
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. Observe que na primeira lacuna a forma verbal é do imperativo afirmativo e, na segunda, a forma verbal é do imperativo negativo. Além disso, note que é a forma verbal “Vencerás” que determina a pessoa gramatical a ser usada nas duas formas do imperativo.

“ ________, não _________ e vencerás”

(A) lute – desista;
(B) lutai – desisti;
(C) luta – desistas;
(D) lutas – desiste;
(E) lutai – desista.

Questão 10
Observando a correlação temporal entre a forma verbal destacada na frase e a forma Verbal que você irá colocar no espaço, complete as frases abaixo:

A - teremos amigos quando nós _______ ricos (ficar)
B - teríamos amigos, se nós __________ ricos (ficar)
C - tínhamos amigos quando nós ________ ricos (ser)
D - tivemos amigos quando nós _________ ricos (ser)
E - temos amigos enquanto __________ ricos (ser)

(A) ficamos – ficássemos – seremos – seremos – somos;
(B) ficamos – ficarmos – fomos – somos – fomos;
(C) fiquemos – ficássemos – éramos – somos – somos;
(D) ficarmos – ficamos – somos – fumos – somos;
(E) ficarmos – ficássemos – éramos – fomos – somos.



Texto I

A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram
chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o
seu relato, o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era melhor não atrapalhar.
(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)


Texto II

CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
(Paulo Bonfim. In: Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p. 81.)

Questão 01
Assinale a opção correta.
Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:

(A) A poluição do planeta.
(B) A preservação dos recursos naturais.
(C) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(D) A preocupação do homem com a natureza.
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 02
Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:

(A) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(B) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(C) tanto no primeiro quanto no segundo texto a natureza recuperou seu espaço.
(D) em ambos os textos a natureza perdeu espaço devido à ação humana.
(E) todas as alternativas estão corretas.

Questão 03
Marque a alternativa incorreta em relação aos textos.

(A) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza.
(B) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore
(C) Os pássaros do texto II são tão felizes quanto os pássaros do texto I.
(D) No texto II as goiabeiras e os roseirais foram destruídos para a construção do prédio.
(E) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 04
Em relação à estrutura dos textos podemos afirmar que:

(A) ambos são escritos em versos.
(B) ambos são escritos em prosa.
(C) o texto I é composto por versos e o segundo em prosa.
(D) o texto II é escrito em versos e o texto I em prosa.
(E) Todas as alternativas estão incorretas.


A BIODIVERSIDADE

Toda nação possui três formas de riqueza: material, cultural e biológica. As duas primeiras são bem compreendidas, pois fazem parte de nossa vida cotidiana. O problema da biodiversidade consiste no fato de a riqueza biológica ser levada muito pouco a sério.
Mas, o que seria biodiversidade?
A palavra biodiversidade, que tem um amplo significado, vem sendo muito utilizada tanto nos meios científicos como no cotidiano dos meios de comunicação, serve tanto para tratar da variabilidade genética (diferença existente entre indivíduos da mesma espécie quanto a características específicas, como a cor dos olhos) como da diversidade biológica (número de espécies) e dos processos ecológicos (por exemplo, quanto se está absorvendo de energia por espécie) existentes em algum local.
Bom, mas por que ela é importante?
A diversidade é uma fonte potencial de imensas riquezas materiais ainda não exploradas, seja sob a forma de alimentos, medicamentos ou bem-estar. A fauna e a flora também são parte do patrimônio de uma nação, produto de milhões de anos de evolução concentrada naquele local e momento e, portanto, tão merecedora da atenção nacional quanto as particularidades da língua e da cultura.
E nós podemos usá-la?
A conservação da biodiversidade é hoje discutida por cientistas, políticos e simpatizantes da questão ambiental, como forma de assegurar o uso, pelo ser humano, dos benefícios atuais e futuros deste recurso, como os produtos farmacêuticos e industriais.
O Brasil possui esta diversidade?
A região tropical, localizada entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, é rica em número de espécies, principalmente as florestas úmidas brasileiras, as quais possuem a maior biodiversidade conhecida e ainda a ser descoberta do planeta, sendo declarada pela ONU como uma das áreas emergenciais para a conservação. Uma reflexão: "Será que temos o direito de destruir estas formas de vida que ainda nem sequer conhecemos, e que podem até salvar nossas vidas? E as espécies que não nos ajudam, devem desaparecer?"
Texto: MSc. Alexandre Schiavetti

Questão 05
Marque a opção correta:

(A) Os bens naturais não devem ser usados pelo homem, visto que os mesmos os tem destruído.
(B) Os bens naturais devem ser usados parcialmente. Alguns devem ser evitados.
(C) Todos os bens devem ser “explorados” pelo ser humano, desde que se tenha cautela.
(D) Todos os bens naturais podem ser usados da forma que o homem achar prudente, pois eles facilmente se renovarão.
(E) As riquezas são muito bem exploradas e cautelosamente estudadas.

Questão 06
Indique o termo a que se refere a concordância feita na passagem a seguir:

"A região tropical, localizada entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer, é rica em número de espécies, principalmente as florestas úmidas brasileiras, as quais possuem a maior biodiversidade conhecida e ainda a ser descoberta do planeta, sendo declarada pela ONU como uma das áreas emergenciais para a conservação.”

(A) As florestas úmidas
(B) As florestas úmidas brasileiras
(C) Florestas
(D) A região tropical
(E) Áreas emergenciais


Questão 07
Marque a alternativa incorreta acerca da imagem abaixo:











(A) O homem é o centro do universo.
(B) O ser humano domina o planeta.
(C) Os bens naturais estão à disposição humana.
(D) Com o passar do tempo o homem se torna cada vez mais manipulador das riquezas naturais.
(E) Nenhuma das anteriores.


QUE PAÍS...

Dissecando os gastos públicos no Brasil, um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União deste ano. Por exemplo: Considerada a despesa geral da Câmara, cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$ 3.700. Ou R$ 1,3 milhão por ano. Entre os senadores, a loucura é ainda maior, pois o custo individual diário pula para R$ 71.900. E o anual, acreditem, para R$ 26 milhões. Comparados a outras ''rubricas'', os números beiram o delírio. É o caso do que a mesma União despende com a saúde de cada brasileiro E, com a educação, humilhantes R$ 0,20.
Ricardo Boechat, JB, 6/11/01

Questão 08

O termo ''gastos públicos'' se refere exclusivamente a:

(A) despesas com a educação pública;
(B) pagamentos governamentais;
(C) salários da classe política;
(D) gastos gerais do Governo;
(E) investimentos no setor oficial.

Questão 09
A explicação mais plausível para o fato de o economista citado no texto não ter sido identificado é:

(A) não ser essa uma informação apropriada;
(B) o jornalista não citar suas fontes de informações sigilosas;
(C) evitar que o economista sofra represálias;
(D) desconhecer o jornalista o nome do informante;
(E) não ser o economista uma pessoa de destaque social.


Questão 10
O item do texto em que o jornalista NÃO inclui termo que indique sua opinião sobre o conteúdo veiculado pelo texto é:

(A) ''...um economista descobriu barbaridades no Orçamento da União...'';
(B) ''Entre os senadores, a loucura é ainda maior...'' ;
(C) ''E com a educação, humilhantes R$ 0,20'';
(D) ''...os números beiram o delírio.'';
(E) ''...cada deputado federal custa ao país, diariamente, R$3.700.''.


GEOGRAFIA

Questão 01
Observe as proposições a seguir:

I) com mais de oito milhões de quilômetros quadrados, o Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial contínua;
II) a presença do Oceano Atlântico provoca influências nos climas do Brasil, como maior pluviosidade e menor variação de temperatura do litoral em relação ao interior do país;
III) pelo Brasil passam quatro fusos horários, sendo um oceânico e três continentais, todos adiantados em relação ao GMT;
IV) a forma e a grande extensão territorial do Brasil propiciam ao nosso país uma posição favorável às relações com os demais países da América do Sul, pois temos fronteiras com quase todos eles, menos o Chile e o Equador;
V) apesar de ter dimensões quase iguais de norte a sul e de leste a oeste, o território brasileiro apresenta uma forma irregular, pois se alarga na porção setentrional e se estreita na porção meridional.

São verdadeiras:
(A) II, IV e V;
(B) I, III e IV;
(C) III, IV e V;
(D) I e III;
(E) II, III e V.

Questão 02
Sobre os fusos horários, é INCORRETO afirmar que:

(A) no Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.
(B) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich.
(C) no Brasil e em muitas outras áreas do globo, os limites teóricos são substituídos por limites práticos que levam em conta fronteiras políticas.
(D) no Brasil e em muitos outros países do globo, as diferenças de fusos horários devem grande extensão longitudinal de seus territórios.
(E) no Brasil existem cinco fusos horários

Questão 03
Sobre a localização do Brasil é CORRETO afirmar que:

( ) O Brasil localiza-se na América do Sul, ocupando a porção centro
( ) A distância leste-oeste (Ponta Seixas distância norte-sul (Monte Caburaí é ligeiramente superior à Caburaí-PR à foz do Arroio Chuí-RS)
( ) Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os dois únicos estados inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio.
( ) O Chile, a Bolívia e o Equador são os únicos países da América do Sul que não fazem limites  com o Brasil.
( ) Apesar de ser um país de grande extensão longitudinal, o Brasil possui um único fuso horário.

(A) V V V F F
(B) V V V V V
(C) V V V V F
(D) F V F V F
(E) F V V V F

Questão 04
Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha, PE) com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios

 (A) 15h e 17h
(B) 19h e 21h
(C) 21h e 19h
(D) 21h e 22h
(E) 21h e 23h

Questão 05
"(...) Mal começa a estação chuvosa, toda a vegetação seca se recobre de folhas e, em poucos dias, ervas brotam, como por milagre, do solo pedregoso e seco (...). Após o 'inverno', porém, as árvores e arbustos perdem as folhas a fim de armazenar a água que absorveram na curta estação chuvosa e tornam possível sua sobrevivência durante longo estio (...). Verdes ficam as cactáceas, vegetais desprovidos de folhas e que têm o caule protegido por uma película que impede a evaporação"...
(Andrade, Manoel C. de "PAISAGENS E PROBLEMAS DO BRASIL. "Ed. Brasiliense, p.127).

A paisagem climato-botânica brasileira a que se refere o texto anterior é a dos(das):

(A) cerrados do Brasil Central.
(B) campos do Pampa Gaúcho.
(C) matas da serra do Mar.
(D) caatingas nordestinas.
(E) restingas litorâneas.

Questão 06
Produz uma paisagem monótona, quase sempre em extensas chapadas planálticas, sobre solos lateríticos. As árvores e os arbustos são raquíticos e com folhas decíduas, só se adensando quando há um pouco mais de umidade. As estiagens são longas no teoricamente chamado inverno e, por vezes, violentas. Com a seca, chegam as queimadas, e o verde, inclusive das gramíneas, só retorna com as chuvas de verão.

Esse texto reflete:

(A) Caatinga.
(B) Palmeirais.
(C) Estepe.
(D) Campinarana.
(E) Cerrado.

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