terça-feira, 30 de abril de 2013
VERBOS, SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS.. VAMOS RELEMBRAR???
VERBOS, SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS
VERBOS
São palavras que dão idéia de ação.
"Tudo o que as pessoas podem fazer":
Ex: Pular, falar, vestir, pintar, virar, correr, rir, chorar, ficar, amar...
Os verbos indicam o tempo da frase (quando acontece a ação). Podem estar no passado (pretérito), presente ou futuro.
SUBSTANTIVO
São palavras que dão nome às coisas.
Podem ser:
Comum - Quando não se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: mesa, pão, amor, menino, etc.
Próprio - Quando se referem a um ser ou objeto em especial.
Ex: André Franklin, Terra, Brasil, Rio de Janeiro, Bob Esponja
ADJETIVO
São palavras que caracterizam o substantivo.
"Tudo o que as pessoas ou objetos podem ser":
Ex: amarelo, bonito, feio, caçula, esperto, americano, etc.
Exercício sobre Adjetivos - verbos - substantivos
Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________
1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:
a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.
2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria
4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
5 – Circula os substantivos compostos:
beija-flor passatempo pé-de-moleque
avião terreno girassol
televisão Marcelo formiga
6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:
7 – Escreve frases com os verbos abaixo:
lavar –
escrever –
partir –
segunda-feira, 29 de abril de 2013
PROVAS DE GEOGRAFIA
Escola Municipal André Urani.
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 7º ANO
– 1º BIMESTRE
Aluno (a):
TIME:
Data:
Professor Mentor:
Os países assinalados e numerados
são:
A 1 – Argentina; 2 – Equador; 3 – Chile.
B 1 – Venezuela; 2 – Brasil; 3 – Bolívia.
C 1 – Venezuela; 2 – Bolívia; 3 – Argentina.
D 1 – Argentina; 2 – Brasil; 3 – Chile.
2) O mapa abaixo mostra as cinco regiões
administrativas que foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Essas regiões foram delimitadas a partir de características
naturais, socioeconômicas e político-administrativas.
a) Norte, Nordeste, Sudoeste, Central e Sul.
b) Norte, Leste, Sul, Oeste e Central.
c) Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Central.
d) Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
3) População é um grupo de pessoas que vive em uma comunidade, interage entre si, e cria condições de se desenvolver mutuamente. Cada lugar tem sua população e ela terá características diferentes em cada um deles.
Podemos caracterizar a população de acordo com a Taxa de Natalidade, Taxa de Mortalidade, Taxa de Fecundidade e Expectativa de Vida, por exemplo.
De acordo com os seus conhecimentos, relacione a coluna abaixo e depois marque a alternativa que está correta.
(1) Taxa de Natalidade ( ) É a taxa que corresponde ao número de pessoas
que morrem no período de um ano.
(2) Taxa de Fecundidade ( ) É a taxa que mede o número médio de filhos que
cada mulher tem.
(3) Taxa de Mortalidade ( ) É a taxa que estima a média de anos que uma
pessoa irá viver.
(4) Expectativa de Vida ( ) É a taxa que aponta o número de nascimentos que
acontecem no período de um ano.
A alternativa correta é:
a) 1, 2, 3 e 4
b) 4, 3, 2,e 1
c) 1, 3, 4 e 2
d) 3, 2, 4 e 1
4) Observe as imagens abaixo:
As pirâmides etárias brasileiras mostradas cima, se referem aos anos de 1960 e 2000. Elas mostram uma mudança na composição etária (na idade) da população brasileira.
Que mudanças, podemos apontar pela mudança nas pirâmides etárias brasileiras?
a) A taxa de natalidade aumentou e a expectativa de vida diminuiu.
b) A taxa de fecundidade diminuiu e a expectativa de vida diminuiu.
c) A taxa de mortalidade e a taxa de natalidade aumentaram.
d) A taxa de natalidade diminuiu e a expectativa de vida aumentou.
5) “Censo 2010 descobre 23.760 cidadãos centenários
Publicada em 29/11/2010 às 23h11m em www.oglobo.globo.com
" Não se aperreie (chateie) nunca, viva com muita paz e amor no coração "
SALVADOR - Em todo o Brasil, segundo dados do Censo 2010, existem 23.760 pessoas com mais de 100 anos. Bahia, São Paulo e Minas Gerais são os estados com o maior número de idosos centenários. Na Bahia, vivem atualmente 3.525. Em São Paulo estão 3.146, e em Minas moram 2.597.
Segundo Valéria de Marcos, professora do departamento de geografia da USP, a melhoria no acesso aos alimentos e os avanços da medicina contribuem para que a população viva mais:
- O acesso à saúde também melhorou e a urbanização se expandiu. A longevidade está ligada a todos esses fatores.
Na Bahia, não existe uma fórmula especial que explique a grande quantidade de idosos com mais de cem anos, mas, no geral, essas pessoas tentam se afastar das preocupações e chateações procurando levar uma vida regrada, rotineira e sem maiores exageros. Um dos símbolos da longevidade baiana, Deraldo Magno Santos comemorou 116 anos no último dia 2 em novembro. Morador do Asilo São Lázaro, na Estrada Velha do Aeroporto, na capital baiana, seu Deraldo pode ser a pessoa mais velha do mundo, após a morte no final de outubro de Eugenie Blanchard, monja de 114 anos, que era considerado o ser humano mais longevo e que vivia numa ilha caribenha... No Abrigo Salvador, um dos mais antigos do Estado, dos 203 idosos que moram no local, quatro já ultrapassaram a barreira dos 100 anos.
Lendo a reportagem, podemos entender porque hoje as pessoas estão vivendo mais no Brasil. A alternativa que traz as razões para essa maior longevidade é:
a) Não ir ao médico, menor acesso a alimentação saudável e urbanização.
b) Avanços na medicina e maior acesso a alimentação saudável.
c) Urbanização e falta de cuidados com a saúde.
d) Menor acesso a alimentação saudável e avanços na medicina.
6) Sabemos a população pode se distribuir de formas diferentes no território. E, a partir dessa distribuição, podemos classificar um território como populoso ou como povoado. Podemos então afirmar que:
a) Povoado é aquele território que tem muita gente e muito espaço, tendo assim uma densidade demográfica baixa.
b) Quando falamos que um território é populoso estamos nos referindo à população absoluta desse espaço.
c) Podemos dizer que o estado do Acre é mais povoado do que o estado do Rio de Janeiro.
d) Povoado e populoso tem o mesmo significado.
GABARITO: B – Respostas na página 29.
7) Observe a imagem abaixo:
A charge acima faz referência a um fenômeno chamado êxodo rural. Marque a alternativa que explica o que é o êxodo rural.
a) Movimento de migração de saída de uma cidade e ida para outra cidade.
b) Movimento de migração de saída do campo e ida para outra localidade no Campo.
c) Movimento de migração de saída da cidade e ida para o campo.
d) Movimento de migração de saída do campo e ida para a cidade.
8) Usamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para identificar a situação socioeconômica de diferentes lugares. Para o cálculo do IDH utilizamos três indicadores diferentes; um que mede a saúde, um que mede a educação e outro que mede a renda.
Faça a conexão entre eles e depois marque a alternativa correta.
(1) Saúde ( ) número de anos que permanece na escola
(2) Educação ( ) PIB – Produto Interno Bruto.
(3) Renda ( ) Expectativa de Vida.
a) 1, 2 e 3
b) 3, 2 e 1
c) 2, 3 e 1
d) 2, 2 e 1.
9) Observe o mapa do Brasil apresentado abaixo.
Os estados assinalados com os números 27, 4 e 10 são, respectivamente:
a) Bahia, Rio de Janeiro e Pará.
b) Rio Grande do Sul, Amazonas e Bahia.
c) Paraná, Pará e Pernambuco.
d) Santa Catarina, Roraima e Alagoas.
10) Observe a imagem abaixo:
O mapa delimita as regiões geoeconômicas brasileiras. Elas são definidas, principalmente, a partir de critérios econômicos. De acordo com a numeração dada na imagem, marque a alternativa correta.
a) 1 – Amazônica; 2 – Nordeste; 3 – Centro Sul.
b) 1 – Amazônica; 2 – Central; 3- Nordeste.
c) 1 – Amazônica; 2 – Centro-Sul; 3 – Nordeste.
d) 1 – Amazônico; 2 – Centro-Sul; 3 – Leste.
ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ URANI.
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 8º ANO – 1º BIMESTRE
ALUNO (A):
TIME: DATA:
PROFESSOR MENTOR:
1 Complete os quadrinhos abaixo:
A afirmativa que faz a correspondência entre o número e o trecho que completaria o conteúdo do quadrinho corretamente é:
a) 2 – Território
b) 3 – Governo
c) 4 – País
d) 2 – Estado
2 Leia o trecho abaixo:
“Em diversas partes do planeta existem nações reivindicando a formação de um território (Estado próprio), pois elas habitam países onde a nação predominante é outra. Esses grupos, compostos por indivíduos que apresentam características históricas, religiosas, culturais, valores sociais, entre outros elementos em comum, solicitam a criação de um Estado-Nação que será definido e delimitado por e a partir de relações de poder, sendo estabelecida uma unidade administrativa autônoma e reconhecida pela comunidade internacional. Alguns exemplos de nações nessa situação:
Palestinos: Essa grande nação é composta por mais de sete milhões de pessoas que estão situadas no Oriente Médio. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é o principal grupo na busca pela criação de um Estado próprio.
Tibetanos: Os tibetanos ocupam o centro-leste do continente asiático, um território dominado pelo governo chinês, que oprime de forma violenta o movimento de autonomia dessa nação.
Bascos: A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a religião: católicos romanos.
De acordo com o trecho, é correto afirmar que:
a) Nação corresponde a um conjunto de leis e regras que são responsáveis pela organização política de um território.
b) Nação se refere a um conjunto de pessoas que possuem características físicas e biológicas em comum.
c) Nação é um conceito que se refere a um povo que possui memória histórica e cultural em comum.
d) Nação diz respeito a um conjunto de pessoas que vivem em um mesmo território, independente de ter ou não história em comum.
3 “Bascos: A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a religião: católicos romanos. O movimento de criação de um território próprio é liderado pelo ETA (Pátria Basca e Liberdade), que, apesar de enfraquecido e desarticulado politicamente, continua realizando atentados terroristas para pressionar o governo espanhol.
Chechenos: Nação formada por aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, os chechenos vivem em uma área de domínio russo, nas montanhas do Cáucaso. O movimento separatista ganhou força com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a declaração de independência e formação do Estado-Nação da Chechênia, em 1991. Porém, os russos não aceitaram a formação do território checheno e combatem o movimento com bastante violência: estima-se que mais de 120 mil chechenos já foram assassinados pelo exército da Rússia.”
Observe as palavras que foram grifadas acima: NAÇÃO; CULTURA; MOVIMENTO SEPARATISTA; FRAGMENTAÇÃO.
Estabeleça a relação entre as colunas e depois assinale a alternativa correta:
(1) Fragmentação ( ) Dividir em vários pedaços.
(2) Nação ( ) Conjunto de costumes, modos de agir e
(3) Movimentos Separatistas instruções de um povo.
(4) Cultura ( ) Povo com memória e história em comum.
( ) Grupo de pessoas que lutam para conquistas a
independência de seu povo.
4 Todo Estado-Nação precisa ter um governo. Esse governo pode ser organizado de diferentes maneiras. No caso brasileiro, podemos afirmar que o governo é exercido por um poder:
a) Monárquico
b) Confederativo
c) Republicano
d) Ditatorial
5 Um sistema socioeconômico se refere a forma como um Estado-Nação organiza sua estrutura econômica, ou seja como as atividades industriais, comerciais, de serviços e agrícolas, funcionam naquele Estado-Nação.
Ao longo da história, passamos por um período chamado “bipolar”. Nesse momento o mundo possuía dois sistemas socioeconômicos predominantes. A alternativa que cita e explica corretamente esses dois sistemas é:
a) Feudalismo e Capitalismo – Prioriza o individualismo e dá enfoque ao bem estar coletivo respectivamente.
b) Capitalismo e Coletivismo – Prioriza o individualismo e enfoca a distribuição benefícios para todo o coletivo respectivamente.
c) Anarquismo e Coletivismo – Refere-se a uma organização sem governo e a um governo que prioriza o coletivo respectivamente.
d) Socialismo e Capitalismo – Prioriza o bem coletivo e o bem individual respectivamente.
6 O fim da Guerra Fria provocou diversas mudanças na geopolítica mundial. O término do embate entre as, até então, duas Superpotências mundiais, EUA e União Soviética, fez emergir uma nova ordem mundial, não mais controlada por Superpotências, mas por um grupo de países que em conjunto tem o poder de organizar e liderar a economia mundial.
Essas duas formas de organização citadas no trecho acima, estão pontuadas em:
a) Monopolaridade e Diversidade.
b) Bipolaridade e Multipolaridade.
c) Bipolaridade e Diversipolaridade.
d) Monopolaridade e Multipolaridade.
7 Em um mundo cada vez mais globalizado, os Estados-Nação sentem cada vez mais a necessidade de proteger a sua economia diante de uma onda de invasão de mercadorias vindas de todas as partes. No entanto, o isolacionismo também não é uma opção viável, visto que, as trocas de mercadorias, informações, capital, etc. é primordial para o funcionamento de uma economia desenvolvida e equilibrada, no atual estágio do capitalismo. Com isso, os Estados-Nação buscaram criar estratégias para, ao mesmo tempo, proteger-se do furacão que é a economia globalizada dentro da lógica neoliberalista e, ao mesmo tempo, estar inserido nesse mesmo furacão.
Tal estratégia consistiu na formação de agrupamentos de países que, entre si, possuem vantagens comerciais. Chamamos esses grupos de países de:
a) Conjunto de Estados-Nação.
b) Blocos econômicos.
c) Blocos de economia global.
d) Conjunto de economias.
8 Assinale a alternativa que contém o grupo econômico no qual o Brasil está inserido para integrar-se economicamente a fim de alcançar o crescimento econômico e a competitividade mundial.
a) União Europeia
b) Apec
c) Pacto Andino
d) Mercosul
9 Observe a charge abaixo:
A charge acima faz referência a um momento importante da história mundial, identificado pela alternativa:
a) Guerra franco-prussiana.
b) Guerra do Golfo.
c) Guerra Fria.
d) Guerra do Gelo.
10 Grupo de Estados-Nação que se uniram com o intuito de se fortalecer economicamente. Todos fazem parte do mesmo continente (aquele conhecido como velho mundo). São mais de vinte Estados-Nação que adotam a mesma moeda e podem circular livremente entre eles. (Existem algumas exceções em relação ao uso da moeda, conhecida como EURO.)
Estamos falando do(a):
a) Apec.
b) União Europeia.
c) Mercosul.
d) União Asiática.
ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ URANI.
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA – 9º ANO – 1º BIMESTRE
ALUNO (A):
TIME: DATA:
PROFESSOR MENTOR:
1 O continente africano é imenso e possui uma diversidade cultural impressionante. Por isso, não podemos concordar com as afirmações que falam em “uma cultura africana”, como se todo o continente, todos os povos, todas as nações tivessem os mesmos costumes, a mesma língua, a mesma dança, etc.
Podemos afirmar que o argumento que diz que a África possui uma única cultura tem cunho:
a) Eurocentrista.
b) Africanocentrista.
c) Etnocentrista.
d) Racicentrista.
2 Devido a colonização que ocorreu no continente africano, assim como no sul americano, alguns países daquele continente falam, como nós, o português. São exemplos de países africanos que foram colonizados por Portugal:
a) Angola e Moçambique.
b) França e Argélia.
c) Brasil e Cabo Verde.
d) África do Sul e Guiné Bissau.
3 Observe o mapa temático abaixo:
A partir da imagem acima, podemos afirmar que:
I A população africana concentra-se, principalmente, no litoral do continente.
II A população do continente, se concentra, sobretudo, nas cidades localizadas mais próximas a área central do continente.
III A parte norte da África é pouco habitada pois ali localiza-se o deserto do Saara.
IV A parte sudoeste do continente possui baixa densidade demográfica devido a existência do deserto da Namíbia.
Estão corretas:
a) I e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I e IV
4 O constante crescimento das cidades, tanto no continente africano, como em outras partes do globo, tem sido responsável pela intensificação dos problemas ambientais. Não está entre os problemas decorrentes do crescimento das cidades:
a) Crescimento das áreas cultiváveis.
b) Retirada da cobertura vegetal.
c) Poluição atmosférica.
d) Contaminação dos solos e lençóis freáticos.
5 Observe a imagem abaixo
A imagem acima mostra que é possível florescer no deserto. Além dos oásis naturais, existe outra maneira de se “fertilizar” as areias dos desertos. Quando falamos do exemplo africano e das “verdejantes ilhas do Saara”, nos referimos a uma maneira específica de se conduzir a água para irrigar as plantações chamada:
a) Foggaza.
b) Foggo
c) Foggara
d) Fogueira
6 Observe os climogramas a seguir:
Qual dos climogramas mostrados acima seria adequado à região localizada nas proximidades do grande deserto do Saara?
a) I
b) II
c) III
d) IV
7 Os desertos, como o Saara, costumam apresentar as maiores amplitudes térmicas diárias do planeta Terra. Isso acontece devido a sua localização e a composição de sua superfície.
Diante disso, vamos observar as imagens abaixo:
Podemos concluir então que:
a) Amplitude térmica diária se refere a média de temperaturas que ocorrem ao longo do ano.
b) No deserto a temperatura é quente o ano todo e o dia todo.
c) Todas as cidades litorâneas apresentam clima frio e chuvoso.
d) Amplitude térmica diária é a variação de temperatura de um local entre o dia e a noite.
8 Observe a imagem abaixo:
Qual o fenômeno climático está sendo retratado na imagem?
a) Verão e inverno.
b) Aquecimento global.
c) Primavera e outono
d) Era do gelo
9
A imagem acima mostra um mapa do continente africano um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Podemos afirmar que esse mapa teve a intenção de:
a) Denegrir a imagem do continente africano.
b) Mostrar a diversidade cultural da África.
c) Mostrar a divisão política da África.
d) Mostrar a diversidade étnica da África.
10 O norte da África apresenta um clima pouco comum ao redor do mundo. Chama-se clima mediterrâneo e tem características peculiares. Apresenta verão seco e inverno chuvoso, ao contrário da maioria dos climas que encontramos em nosso planeta.
Isso ocorre em função de uma característica especial daquela região e que se repete em todas as outras regiões onde o clima mediterrâneo aparece.
Considerando-se a localização do norte da África podemos concluir que:
a) No verão temos a atuação predominante do deserto do Atacama sobre o clima.
b) No verão temos a atuação predominante do deserto do Saara sobre o clima.
c) No verão temos a atuação predominante do Mar Mediterrâneo sobre o clima
d) No inverno temos a atuação predominante do Mar Vermelho sobre o clima.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
MINI SIMULADO DE GEOGRAFIA
7 ANO
1 Diga o nome do continente onde se localiza o Brasil e cite os países que se localizam nesse mesmo continente mas que não fazem fronteira com o Brasil.
2 Explique a importância de se regionalizr um território.
3 Quais as duas formas de se regionalizar o Brasil? Quais as regiões que fazem parte de cada uma delas?
4 Conceitue:
a) Taxa de natalidade
b) Taxa de mortalidade
c) Taxa de fecundidade
d) Expectativa de vida
5 Desenhe a pirÂmide etária do Brasil, considerando a população urbana de nosso país. Explique-a.
8 ANO
1 Defina:
a) Nação
b) Estado
c) Estado-Nação
2 Podem existir Nações sem Estado? Explique.
3 O que foi a Guerra Fria
4 Quando a bipolaridade teve fim?
5 Qual o nome dado a nova ordem surgida após o fim da bipolaridade?
9 ANO
1 Cite pelo menos dois climas do continente africano, associando-o com seus respectivos domínios vegetais.
2 Conceitue o multiculturalismo.
3 Podemos falar em uma cultura africana? Por que?
4 Associe o monte kilimanjaro ao aquecimento global.
5 Pesquise sobre os países da África. Existem países que falam português? Por que?
1 Diga o nome do continente onde se localiza o Brasil e cite os países que se localizam nesse mesmo continente mas que não fazem fronteira com o Brasil.
2 Explique a importância de se regionalizr um território.
3 Quais as duas formas de se regionalizar o Brasil? Quais as regiões que fazem parte de cada uma delas?
4 Conceitue:
a) Taxa de natalidade
b) Taxa de mortalidade
c) Taxa de fecundidade
d) Expectativa de vida
5 Desenhe a pirÂmide etária do Brasil, considerando a população urbana de nosso país. Explique-a.
8 ANO
1 Defina:
a) Nação
b) Estado
c) Estado-Nação
2 Podem existir Nações sem Estado? Explique.
3 O que foi a Guerra Fria
4 Quando a bipolaridade teve fim?
5 Qual o nome dado a nova ordem surgida após o fim da bipolaridade?
9 ANO
1 Cite pelo menos dois climas do continente africano, associando-o com seus respectivos domínios vegetais.
2 Conceitue o multiculturalismo.
3 Podemos falar em uma cultura africana? Por que?
4 Associe o monte kilimanjaro ao aquecimento global.
5 Pesquise sobre os países da África. Existem países que falam português? Por que?
quinta-feira, 25 de abril de 2013
EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA...
VAMOS TESTAR NOSSOS CONHECIMENTOS... ??
Sobre o Tenentismo no Brasil durante a Primeira República (1889-1930) é correto dizer:
O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta.
8 ANO - ILUMINISMO.
Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.
"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.
"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.
Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas da Europa empreenderam reformas sem abandonar o antigo sistema político. Como foram denominados esses monarcas? Esclareça o caráter de conciliação das medidas que tomaram.
7 ANO - FEUDALISMO.
O feudalismo:
a) deve ser definido como um regime político centralizado;
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.
Quanto às relações entre suseranos e vassalos:
a) senhor e servo eram categorias semelhantes a suseranos e vassalos;
b) o servo prestava homenagem ao senhor feudal;
c) o senhor feudal concedia o benefício ao vassalo;
d) as obrigações entre vassalos e suseranos eram recíprocas;
e) o juramento de fidelidade podia ser rompido a qualquer momento.
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.
Quanto às relações entre suseranos e vassalos:
a) senhor e servo eram categorias semelhantes a suseranos e vassalos;
b) o servo prestava homenagem ao senhor feudal;
c) o senhor feudal concedia o benefício ao vassalo;
d) as obrigações entre vassalos e suseranos eram recíprocas;
e) o juramento de fidelidade podia ser rompido a qualquer momento.
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
Sobre a origem do Feudalismo, é correto afirmar:
A - Ele teve início ainda no Império Romano, durante o governo do imperador Nero.
B - Ele começou no século XV, com o início das conquistas marítimas de Portugal e Espanha.
C - Ele teve início na África durante o século V e espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.
D - Ele começou a se formar na Europa no século V, com a invasão do Império Romano pelos povos germânicos.
Qual das alternativas abaixo apresenta características importantes do feudalismo?
A - Prevalência do trabalho assalariado; poder centralizado nas mãos do monarca; uso de moedas em todos os feudos.
B - Economia baseada na produção de mercadorias industrializadas; sistema de eleições para a escolha dos governantes; prevalência do trabalho servil (dos servos).
C - Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); feudo como principal unidade política, administrativa e econômica; prevalência do trabalho servil; agricultura como base da economia.
D - Economia dinâmica com muito contato comercial entre os feudos; poder nas mãos dos cavaleiros medievais, divisão de terras igualitárias para todos do feudo.
Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que:
A - Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
B - Ela era dinâmica, pois era muito fácil uma pessoa passar de uma camada para outra superior.
C - A maior parte da sociedade era composta por nobres (reis, senhores feudais, cavaleiros).
D - Ela era hierarquizada e com pouca mobilidade social. Havia os que trabalhavam (servos camponeses), os que oravam (clero) e os que guerreavam (nobreza).
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
A - A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas.
B - A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
C - A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
D - A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.
9 ANO - BRASIL REPÚBLICA
Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:
A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.
C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista
E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
A) Foi um grupo formado por jovens militares com o objetivo de instalar um regime comunista no Brasil.
B) Representou um grupo de oligarquias cafeeiras que primavam pela continuidade do trabalho escravo no Brasil.
C) Foi um movimento constituído por jovens tenentes do exército que realizaram várias manifestações contrárias ao governo das oligarquias durante a Primeira República no Brasil.
D) Constitui-se por jovens militares durante os anos de 1920 e 1930, com a prioridade de continuar com a política de café-com-leite no cenário político nacional.
a)Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b)Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c)Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d)Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e)Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA - TODOS OS ANOS.
8 ANO
A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
Comente sobre as principais características da Guerra Fria.
7 ANO
A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do planeta.
a) Estados Unidos.
b) China.
c) Índia.
d) Brasil.
e) Rússia.
Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.
b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.
c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.
b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.
c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.
d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.
De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.
a) África.
b) América.
c) Ásia.
d) Europa.
e) América do Norte.
Diferencie populoso de povoado.
Explique o que é densidade demográfica.
9 ANO
O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.
a) Ruanda
b) Haiti
c) Nigéria
d) Somália
e) África do Sul
Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.
b) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.
c) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.
d) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.
e) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.
O continente africano é multicultural e, por isso, não podemos falar uma cultura africana.
Explique a frase acima, incluindo as razões que levam a afirmativa de uma única cultura africana a ser etnocentrica.
O aquecimento global é um fenômeno a nível mundial. Que consequências podemos apontar no continente africano quando tratamos desse fenômeno.
A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:
a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
Comente sobre as principais características da Guerra Fria.
7 ANO
A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do planeta.
a) Estados Unidos.
b) China.
c) Índia.
d) Brasil.
e) Rússia.
Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.
b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.
c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.
b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.
c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.
d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.
De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.
a) África.
b) América.
c) Ásia.
d) Europa.
e) América do Norte.
Diferencie populoso de povoado.
Explique o que é densidade demográfica.
9 ANO
O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.
a) Ruanda
b) Haiti
c) Nigéria
d) Somália
e) África do Sul
Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.
b) O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.
c) Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.
d) A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.
e) São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.
O continente africano é multicultural e, por isso, não podemos falar uma cultura africana.
Explique a frase acima, incluindo as razões que levam a afirmativa de uma única cultura africana a ser etnocentrica.
O aquecimento global é um fenômeno a nível mundial. Que consequências podemos apontar no continente africano quando tratamos desse fenômeno.
VOLTA DE FERIADO.. SEMANA CURTA
BOM DIA GENTE,
HOJE ESTAMOS DE VOLTA DEPOIS DE QUATRO DIAS EM CASA...
ENTÃO, VAMOS COLOCAR A PREGUIÇA DE LADO E RECUPERAR O TEMPO PERDIDO.
NÃO ESQUEÇAM OS RESUMOS E VAMOS QUE VAMOS!!!!
HOJE ESTAMOS DE VOLTA DEPOIS DE QUATRO DIAS EM CASA...
ENTÃO, VAMOS COLOCAR A PREGUIÇA DE LADO E RECUPERAR O TEMPO PERDIDO.
NÃO ESQUEÇAM OS RESUMOS E VAMOS QUE VAMOS!!!!
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