quarta-feira, 19 de junho de 2013

GEOGRAFIA PARA O 8 ANO - O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO

8º ano
O Brasil e a globalização

A globalização acontece ao redor do mundo, mas não em todo o mundo. Alguns países ficam de fora. Isso acontece porque a globalização se refere a uma integração, ou seja, uma maior troca de informações, conhecimento, mercadorias, pessoas, modos de vestir, música, etc. entre diferentes países.
Esse fenômeno se intensificou depois da terceira revolução industrial que produziu melhorias nos meios de transporte (avião, navios com maior capacidade de carga, etc), e nas telecomunicações (internet, celular, etc). Dessa maneira, as pessoas ficaram mais próximas (caso você tenha facebook, consegue estar no Rio de Janeiro e falar com alguém no Nordeste sem sair do lugar), as mercadorias chegam mais rápido no seu destino (De avião, você chega no Japão em 20 horas de vôo). No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Por essas razões, dizemos que a impressão é que “o mundo encurtou”.
O processo de globalização tornou-se mais marcante no momento em que o capitalismo tornou-se o sistema econômico predominante.

BUSQUE SOBRE O CAPITALISMO E SOBRE O SOCIALISMO.

A globalização é uma ferramenta importante para o capitalismo. Isso porque o capitalismo depende do consumo, ele visa sempre que o consumidor compre mais e, com os mercados sendo cada vez maiores (já que eles se espalham pelo mundo), os donos das empresas ganham cada vez mais.

Com a melhoria dos meios de transporte e de comunicação às relações entre os países ficaram mais próximas e assim, as empresas passaram a atuar cada vez mais em território mundial. Antes, as empresas eram mais ligadas ao seu país de origem, existiam as empresas brasileiras que atuavam quase que exclusivamente no Brasil, as empresas dinamarquesas que atuavam quase que exclusivamente na Dinamarca e assim por diante. No momento atual, em que vivemos a globalização, uma empresa americana não atua somente nos Estados Unidos, uma empresa Inglesa não atua somente na Inglaterra, e etc. A essas empresas que atuam (possuem fábricas, lojas, compram e vendem) em todo o mundo damos o nome de transnacionais.
Por conta dessas maior concorrência, que acontece no mundo globalizado (já que as empresas atuam no mundo todo e assim, uma empresa japonesa pode dominar o mercado do Brasil e com isso as empresas brasileiras perderem e irem a falência e com isso terem menos empregos para os brasileiros), os países buscam proteger seus mercados se juntando em blocos econômicos.

PESQUISE SOBRE OS BLOCOS ECONOMICOS E DESCUBRA DE QUAL O BRASIL FAZ PARTE.

A globalização traz também, muita desigualdade. Como já vimos é um processo que atinge quase todo mundo, mas nem todo mundo pode ter o carro do ano, o celular que acabou ser lançado e nem o tênis da moda. Aliás, nem todo mundo tem direito a uma escola de qualidade e hospitais decentes, o que é muito mais importante do que o tênis da moda ou um celular com internet. Nesse processo, muitos não se inserem e por isso, vemos tantas diferenças dentro de uma mesma cidade. Temos pessoas morando na rua, outras que moram em condições precárias, outras que tem acesso a hospitais de luxo enquanto algumas são internadas no chão de hospitais públicos.

E PARA VOCÊ, O QUE É DESIGUALDADE? VOCÊ JÁ SENTIU A DESIGUALDADE NA SUA VIDA?

E já que a globalização aumenta o consumismo (aquela vontade de comprar tudo, já que a propaganda e a TV nos fazem acreditar que não somos legais se não usarmos aquele sapato que vimos na novela, se não possuirmos um tablet ou uma calça jeans que custa o mesmo que uma semana inteira de trabalho de nossos pais), precisamos também de mais combustíveis. Cada vez mais usamos combustíveis, principalmente o petróleo. E dessa maneira, cada vez mais poluímos o ambiente e tornamos o planeta menos agradável para o nosso viver. Graças ao consumismo, também, derrubamos cada vez mais madeiras e desmatamos a Amazônia, uma floresta que pode nos oferecer muito (remédios ainda nem descobertos podem ter origem em suas plantas ainda desconhecidas), produzimos muito mais alimento do que seria necessário para alimentar o mundo todo e mesmo assim ainda tem gente morrendo de fome (já que muitos comem muito mais do que o necessário e outros não tem dinheiro suficiente para se alimentar).

VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL EXISTEM MUITAS PESSOAS PASSANDO FOME? SABE ONDE ELAS ESTÃO? PESQUISE.

APÓS A LEITURA DO TEXTO E AS PESUISAS FEITAS, REPOSNDA:

1 O QUE É UM BLOCO ECONOMICO?
2 O QUE É UMA EMPRESA TRANSNACIONAL?
3 COMO PODEMOS DEFINIR A GLOABALIZAÇÃO?

4 VOCÊ É CONSUMISTA? POR QUÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário