quarta-feira, 3 de julho de 2013

SEMANA DE PROVAS

BOM DIA GENTE,
ESSA SEMANA COMEÇAM AS PROVAS. ONTEM JÁ TIVEMOS A PROVA DE INGLÊS. VAMOS APROVEITAR PARA REVISAR O QUE APRENDEMOS ESSE BIMESTRE E ARRASAR NA PROVA.
BOA SORTE A TODOS.

ABAIXO SEGUEM OS DESCRITORES QUE DEVEMOS SABER PARA FAZERMOS AS PROVAS DESSE BIMESTRE. LEIAM COM ATENÇÃO E DESCUBRAM AQUELES QUE VOCÊS TEM MAIS DÚVIDA PARA CONCENTRAR NESSES DESCRITORES O ESTUDO.

LINGUA PORTUGUESA
7.º ANO

·         Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
·         Estabelecer relação causa/consequência entre as partes e elementos de um texto.
·         Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
·         Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·         Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
·         Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·         Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
·         Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
·         Identificar o tema de um texto.
·         Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
·         Inferir uma informação implícita em um texto.
·         Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
·         Localizar informações explícitas em um texto.
  • Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação, na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.






8.º ANO


·         Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
·         Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
·         Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
·         Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·         Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
·         Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·         Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
·         Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
·         Identificar o tema de um texto.
·         Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
·         Inferir uma informação implícita em um texto.
·         Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc.).
·         Localizar informações explícitas em um texto.
·         Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão.
·         Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou  morfossintáticos.





9.º ANO


·         Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
·         Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos de um texto.
·         Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
·          Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
·         Estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·         Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
·         Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
·         Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
·         Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
·         Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
·         Inferir uma informação implícita em um texto.
·         Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
·         Localizar informações explícitas em um texto.
·         Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
·         Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.




MATEMÁTICA
7.º ANO


·         Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·         Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·         Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·         Reconhecer a bissetriz de um ângulo.
·         Reconhecer a localização de pares ordenados no Plano Cartesiano.
·         Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·         Resolver problema com números naturais, envolvendo a radiciação.
·         Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.
·         Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·         Resolver problema que envolva porcentagem.
·         Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·         Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·         Utilizar valores aproximados para operar com números racionais ou estimar resultados.













8.º ANO


·         Classificar quadriláteros e triângulos quanto aos ângulos e lados.
·         Escrever uma equação do 1.° grau que representa uma situação matemática.
·         Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·         Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
·         Resolver problema que envolva operações com monômios e polinômios.
·         Resolver problema, envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·         Resolver problema, envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·         Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·         Resolver problema, utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). 
·         Resolver problema, utilizando relações entre as diferentes unidades de medidas.
·         Verificar se um número é raiz de uma equação.


























9.º ANO


·         Associar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
·         Compor uma equação de 2.° grau a partir de suas raízes.
·         Determinar a soma e/ou o produto das raízes de uma equação de 2.° grau.
·         Equacionar uma situação-problema de 2.° grau.
·         Identificar a localização de números reais na reta numérica.
·         Identificar uma equação de 1.° grau que expressa um problema.
·         Reconhecer o discriminante D (delta) como determinante do tipo de raízes, segundo seus números (iguais, diferentes, reais ou não).
·         Resolver problema que envolva a aplicação de razões trigonométricas num triângulo retângulo.
·         Resolver problema que envolva equação de 2.° grau.
·         Resolver problemas com números reais.
·         Resolver situação-problema que envolva relações métricas em um triângulo retângulo.
·         Resolver uma equação de 2.° grau completa e/ou incompleta.
·         Verificar se um número é ou não raiz de uma equação.




CIÊNCIAS

7.º ANO

·      Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
·      Associar os microrganismos às situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
·      Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.
·      Diferenciar as bactérias dos protistas.
·      Diferenciar as doenças transmitidas pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
·      Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
·      Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida parasitária).
·      Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
·      Reconhecer a importância das medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera, amebíase etc.
·      Reconhecer a importância dos processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
·      Reconhecer as diferenças entre seres vivos uni e pluricelulares.
·      Reconhecer que os organismos do Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros Reinos.
·      Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
·      Relacionar doenças como malária e doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas para essas doenças.


















8.º ANO

·      Associar os tipos de nutrientes e suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
·      Compreender a importância da data de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção da saúde.
·      Compreender e identificar o caminho dos alimentos no organismo humano.
·      Compreender o papel das vitaminas para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
·      Identificar a Aids como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.
·      Identificar alguns sistemas e órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações figurativas.
·      Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
·      Identificar e caracterizar as fases da vida dos seres humanos.
·      Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
·      Reconhecer a importância dos métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
·      Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
·      Reconhecer as funções fisiológicas e químicas do sistema digestório.
·      Reconhecer as principais funções desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
·      Relacionar a função de nutrição com os processos de digestão, circulação, respiração. 
·      Selecionar, entre diferentes alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.






















9.º ANO

·      Diferenciar as famílias e os períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
·      Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam diferenciá-las.                                                                                                                                     
·      Diferenciar, quanto à arrumação atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.                                                                                       
·      Identificar características e funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar, óleos e vinagre.
·      Reconhecer descrições de transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.                                                                                                                                             
·      Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos.       
·      Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
·      Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.                                                          
·      Reconhecer os elementos químicos e suas propriedades químicas na tabela periódica.
·      Reconhecer processos de separação de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as constituem.                                             
·      Reconhecer, através da comparação entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e inorgânicos. 
·      Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem.




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