ESSA SEMANA COMEÇAM AS PROVAS. ONTEM JÁ TIVEMOS A PROVA DE INGLÊS. VAMOS APROVEITAR PARA REVISAR O QUE APRENDEMOS ESSE BIMESTRE E ARRASAR NA PROVA.
BOA SORTE A TODOS.
ABAIXO SEGUEM OS DESCRITORES QUE DEVEMOS SABER PARA FAZERMOS AS PROVAS DESSE BIMESTRE. LEIAM COM ATENÇÃO E DESCUBRAM AQUELES QUE VOCÊS TEM MAIS DÚVIDA PARA CONCENTRAR NESSES DESCRITORES O ESTUDO.
LINGUA PORTUGUESA
7.º ANO
|
·
Distinguir um fato de uma opinião relativa
a esse fato.
·
Estabelecer relação causa/consequência
entre as partes e elementos de um texto.
·
Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua
continuidade.
·
Estabelecer relações lógico-discursivas,
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·
Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
·
Identificar as marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·
Identificar efeitos de ironia ou de humor
em textos variados.
·
Identificar o conflito gerador do enredo e
os elementos que constroem a narrativa.
·
Identificar o tema de um texto.
·
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
·
Inferir uma informação implícita em um
texto.
·
Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
·
Localizar informações explícitas em um
texto.
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8.º ANO
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·
Distinguir um fato de uma opinião relativa
a esse fato.
·
Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos de um texto.
·
Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições e/ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
·
Estabelecer relações lógico-discursivas,
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·
Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
·
Identificar as marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·
Identificar o conflito gerador do enredo e
os elementos que constroem a narrativa.
·
Identificar o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
·
Identificar o tema de um texto.
·
Inferir o sentido de uma palavra ou de uma
expressão.
·
Inferir uma informação implícita em um
texto.
·
Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc.).
·
Localizar informações explícitas em um
texto.
·
Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da escolha de determinada palavra ou expressão.
·
Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
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9.º ANO
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·
Distinguir um fato de uma opinião relativa
a esse fato.
·
Estabelecer relação causa/consequência
entre partes e elementos de um texto.
·
Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
·
Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua
continuidade.
·
Estabelecer relações lógico-discursivas,
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
·
Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros.
·
Identificar efeitos de ironia ou humor em
textos variados.
·
Identificar o conflito gerador do enredo e
os elementos que constroem a narrativa.
·
Identificar o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
·
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
·
Inferir uma informação implícita em um
texto.
·
Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
·
Localizar informações explícitas em um
texto.
·
Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
·
Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
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7.º ANO
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·
Efetuar cálculos com números
inteiros, envolvendo as operações
de adição, subtração,
multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·
Efetuar cálculos com números
racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e/ou potenciação.
·
Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·
Reconhecer a bissetriz de um ângulo.
·
Reconhecer a localização de pares ordenados no Plano Cartesiano.
·
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma
extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de
“ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·
Resolver problema com números naturais, envolvendo a radiciação.
·
Resolver problema com números racionais, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação,
divisão e potenciação.
·
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·
Resolver problema que envolva porcentagem.
·
Resolver problema, envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou
gráficos.
·
Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·
Utilizar valores aproximados para operar com números racionais ou estimar
resultados.
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8.º ANO
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·
Classificar quadriláteros e triângulos quanto aos ângulos e lados.
·
Escrever uma equação do 1.° grau que representa uma situação matemática.
·
Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·
Ler informações e dados apresentados em gráficos e/ou tabelas.
·
Resolver problema que envolva operações com monômios e polinômios.
·
Resolver problema, envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·
Resolver problema, envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
·
Resolver problema, envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·
Resolver problema, utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus
ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo
interno nos polígonos regulares).
·
Resolver problema, utilizando relações entre as diferentes unidades de
medidas.
·
Verificar se um número é raiz de uma equação.
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9.º ANO
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·
Associar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
·
Compor uma equação de 2.° grau a partir de suas raízes.
·
Determinar a soma e/ou o produto das raízes de uma equação de 2.° grau.
·
Equacionar uma situação-problema de 2.° grau.
·
Identificar a localização de números reais na reta numérica.
·
Identificar uma equação de 1.° grau que expressa um problema.
·
Reconhecer o discriminante D (delta) como determinante do tipo
de raízes, segundo seus números (iguais, diferentes, reais ou não).
·
Resolver problema que envolva a aplicação de razões trigonométricas num
triângulo retângulo.
·
Resolver problema que envolva equação de 2.° grau.
·
Resolver problemas com números reais.
·
Resolver situação-problema que envolva relações métricas em um
triângulo retângulo.
·
Resolver uma equação de 2.° grau completa e/ou incompleta.
·
Verificar se um número é ou não raiz de uma equação.
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CIÊNCIAS
7.º ANO
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· Aplicar o conceito de decomposição
pela atividade de fungos e de bactérias, correlacionando-o a eventos práticos
como apodrecimento de alimentos e/ou restos de seres vivos.
· Associar os microrganismos às
situações cotidianas como produção de iogurte, de vacinas, de antibióticos.
· Caracterizar a importância dos
protistas para o homem e para o meio ambiente.
· Diferenciar as bactérias dos
protistas.
· Diferenciar as doenças transmitidas
pelo contato direto com a água contaminada das doenças transmitidas por
vetores, cujo ciclo de vida está relacionado à água.
· Estabelecer as diferenças entre o
grupo de bactérias, a partir das suas características morfológicas.
· Identificar bactérias, protozoários
e fungos, segundo as suas características e atividades (vida livre e vida
parasitária).
· Reconhecer a importância das
bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente.
· Reconhecer a importância das
medidas profiláticas para as doenças comuns como cárie, tétano, cólera,
amebíase etc.
· Reconhecer a importância dos
processos de conservação dos alimentos para a manutenção da saúde.
· Reconhecer as diferenças entre
seres vivos uni e pluricelulares.
· Reconhecer que os organismos do
Reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros
Reinos.
· Reconhecer que os protistas, com
suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem.
· Relacionar doenças como malária e
doença de Chagas aos seus vetores, bem como conhecer as medidas profiláticas
para essas doenças.
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8.º ANO
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· Associar os tipos de nutrientes e
suas funções aos alimentos mais comuns presentes na dieta diária.
· Compreender a importância da data
de validade e outros cuidados com os alimentos como recurso para a manutenção
da saúde.
· Compreender e identificar o caminho
dos alimentos no organismo humano.
· Compreender o papel das vitaminas
para a saúde, identificando-as em alguns alimentos.
· Identificar a Aids como uma das
principais doenças sexualmente transmissíveis.
· Identificar alguns sistemas e
órgãos (sistema digestório) do organismo humano em representações
figurativas.
· Identificar características sexuais
secundárias masculinas e femininas que se manifestem na puberdade.
· Identificar e caracterizar as fases
da vida dos seres humanos.
· Reconhecer a importância do
transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana.
· Reconhecer a importância dos
métodos contraceptivos na prevenção das DSTs.
· Reconhecer a necessidade de uma
alimentação equilibrada para o bem-estar do organismo.
· Reconhecer as funções fisiológicas
e químicas do sistema digestório.
· Reconhecer as principais funções
desempenhadas pelos órgãos e glândulas anexas ao sistema digestório.
· Relacionar a função de nutrição com
os processos de digestão, circulação, respiração.
· Selecionar, entre diferentes
alimentos, um conjunto que represente alimentação equilibrada para consumo em
determinados períodos e circunstâncias.
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9.º ANO
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· Diferenciar as famílias e os
períodos dos elementos químicos na tabela periódica.
· Diferenciar substâncias simples de
substâncias compostas, selecionando modelos explicativos que permitam
diferenciá-las.
· Diferenciar, quanto à arrumação
atômica, substâncias simples de substâncias compostas e de misturas.
· Identificar características e
funções químicas de alguns componentes dos alimentos, tais como sal, açúcar,
óleos e vinagre.
· Reconhecer descrições de
transformações químicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidências
diretas e indiretas da ocorrência de transformações químicas.
· Reconhecer elementos químicos como
constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos
seres humanos.
· Reconhecer evidências de reações
químicas (mudança de cor, formação de gás etc.) em processos do cotidiano
e/ou experimentais como a digestão, a queima de combustíveis, a formação de
ferrugem, a oxidação de superfícies etc.
· Reconhecer fórmulas de moléculas de
algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como água,
gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio, glicose, metano, ácido sulfúrico e
ácido clorídrico.
· Reconhecer os elementos químicos e
suas propriedades químicas na tabela periódica.
· Reconhecer processos de separação
de misturas mais adequados às propriedades das substâncias que as
constituem.
· Reconhecer, através da comparação
entre sistemas, fatores que alteram a rapidez das reações químicas como
temperatura, superfície de contato e catalisadores orgânicos e
inorgânicos.
· Representar substâncias químicas por meio de
símbolos dos elementos que as constituem.
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