terça-feira, 9 de julho de 2013

Prova de Geo 2 Bi

Escola Municipal Andre Urani
Projeto Gente – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Prova de Geografia     8°Ano    2° bimestre        Data:______/_______/________
Aluno (a):_________________________  Mentor (a):______________________

Leia o trecho abaixo para responder as questões 1 e 2.

“A globalização acontece ao redor do mundo, mas não em todo o mundo”. Alguns países ficam de fora. Isso acontece porque a globalização se refere a uma integração, ou seja, uma maior troca de informações, conhecimento, mercadorias, pessoas, modos de vestir, música, etc. entre diferentes países. E, devido às irregularidades e disparidades entre os Estados-Nação que compõem o mundo atual, muitos não se inserem dentro desse contexto de trocas de fluxos. Esse fenômeno se intensificou depois da terceira revolução industrial que produziu melhorias nos meios de transporte (avião, navios com maior capacidade de carga, etc), e nas telecomunicações (internet, celular, etc). Dessa maneira, as pessoas ficaram mais próximas (caso você tenha facebook, consegue estar no Rio de Janeiro e falar com alguém no Nordeste sem sair do lugar), as mercadorias chegam mais rápido no seu destino (De avião, você chega ao Japão em 20 horas de voo). No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Por essas razões, dizemos que a impressão é que “o mundo encurtou”.

1 A globalização é um fenômeno irregular e que não abrange a todos os cidadãos do mundo. Dessa maneira, apesar de podermos dizer que o Brasil está inserido no contexto da globalização, também podemos afirmar que nem todos os brasileiros estão vivenciando as transformações impostas pela globalização. Com isso, podemos afirmar que:
a)      Tendo, todos os brasileiros acesso a internet, é possível que apenas os que não têm interesse na globalização não participem da troca de fluxos em escala mundial.
b)      Mesmo sendo um fenômeno global, as trocas de fluxos entre os Estado-Nação se dá de forma desigual, e, por isso, a globalização é um fenômeno excludente.
c)       Dentre os cidadãos brasileiros que mais se inserem no contexto da globalização estão aqueles que não têm acesso digno a infraestrutura social (saneamento, saúde, educação, etc.) e que precariamente se inserem no mercado capitalista.
d)      A globalização é um fenômeno tipicamente brasileiro e que a partir desse Estado-Nação espalhou-se intransigentemente pelo mundo todo.

2 Quando afirmamos que a globalização foi responsável pelo “encurtamento das distâncias”, estamos nos referindo a:
a)      Diminuição real das distâncias entre os países e cidades.
b)      Melhoria nos meios de comunicação e transporte
c)       Aumento da distância virtual entre os cidadãos do mundo.
d)      Necessidade de comunicação entre os membros da processo produtivo.


 3 Observe a imagem abaixo:





                        Fonte: www.estudopratico.com.br
a)      Qual o nome do Bloco Econômico mostrado no mapa? Cite o nome dos 5 membros efetivos desse bloco.
b)      Por que, em um mundo globalizado, os países sentem cada vez mais a necessidade de se unirem em Blocos Econômicos?
4 O Brasil é considerado um líder na economia Sul Americana pois:
a)      Assume postura militarista e impõe sanções econômicas a seus vizinhos que não concordam com as rédeas tomadas pelo governo brasileiro.
b)      Apresenta crescimento econômico superior, grande quantidade de mão de obra, território extenso e, ainda, outros atrativos para o investimento externo.
c)       É o maior país da América do Sul, sendo esse o único fator.
d)      Apesar de não estar nessa porção do continente, é o Estado-Nação que mais influencia culturalmente os povos da região.

5 Leia o trecho abaixo:
“Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro”
Fonte: www.brasilescola.com.br
Explique por que o petróleo do pré-sal eleva o Brasil a uma outra posição no ranking da Geopolítica mundial?

6 Observe a imagem abaixo:











A imagem acima faz referência a:
a)      Globalização e desigualdade social.
b)      Equilíbrio social e homogeneidade econômica.
c)       Desigualdade econômica e homogeneidade social.
d)      Equilíbrio econômico e desigualdade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário