quinta-feira, 2 de maio de 2013

ORTOGRAFIA.. MAIS UMA PARA RELEMBRARMOS...


  Aluno (a) _______________________________________nº____
O texto a seguir é a introdução de uma matéria sobre turismo.

Neve no Brasil
Durante o inverno pode nevar nas Serras Catarinenses. Acompanhe um passeio gelado pelas estradas sinuosas e vilarejos típicos da região.
                                 (Natureza, n° 5, jun. 2001.)

a) As palavras neve e nevar tem a mesma origem e expressam um fenômeno da natureza. Mas pertencem a classes gramaticais diferentes. Qual delas é um substantivo? ___________ E qual é um verbo? _____________.
b) Identifique no texto dois artigos e classifique-os em definido ou indefinido. A que palavra (substantivo) cada um deles se refere?
_____: artigo definido  (substantivo ______________);
_____: artigo indefinido (substantivo______________).

c) Localize no texto e copie :
  02 Substantivos próprios; ________________________
  06 Substantivos Comuns; _________________________
  03 adjetivos; ___________________________________
  01 verbo; _____________________

2. Complete as frases, adequadamente com o verbo indicado entre parênteses, no pretérito perfeito do indicativo:
a)  As revistas novas já ___________ às bancas. (chegar)
b)  Eu e Filipe ____________ estudar mais para a prova de ciências. (precisar)
c)  Você e eu  _____________presentes no Dia das crianças. (ganhar)
d)  Ana e Luís Roberto me __________ tristes hoje de manhã. (parecer)
e)  Eu _________um prato diferente para o almoço. (fazer)

    3.   Reescreva as frases, substituindo os termos destacados pelos indicados entre parênteses. Faca nas frases os ajustes necessários:
a)    Eu organizei a excursão. (nós)____________________________
b)   Ele Saiu cedo de casa. (elas)_____________________________
c)    Quando eu terminar o trabalho, telefonarei para Lúcia.(você)
_______________________________________________
d) Mesmo que ela chegue a tempo, eu não irei mais ao show, (eles, nós)
       __________________________________________
e)    Se eu falasse a verdade, ele não ficaria triste. (nós, vocês)
      ____________________________________________

4.     Responda de acordo com o texto:
a)     O texto fala de qual estado brasileiro?
1.     (  )  Santa Catarina  2. (  ) Serras Catarinenses
b)     O que pode acontecer lá durante o inverno?
1.     (  )  pode nevar nas Serras Catarinenses.
2.     (  ) pode nevar nas Serras Cearenses.
c)     Sinuosas é um:
1.     (  ) adjetivo que descreve retas.
2.     (  ) adjetivo que descreve curvas.
d)     A palavra típico quer dizer:
1.     (  ) um tipo / característico. ( substantivo)
2.     (  ) um tipo / característico. ( adjetivo)
e)     Vilarejo é:
1.     ( ) substantivo feminino. É uma pequena vila.
2.     ( ) substantivo masculino. É uma pequena vila.

       
8.     Leia estes versos do poema "Infinito amor", de Sylvia Orthof. E responda as questões abaixo:
              Eu te amo,
                    tu me amas...
a)     Nestes dois versos, aparecem quantos pronomes? ___________
b)     A que classe gramatical pertence às outras duas palavras? ______


PESQUISEM TAMBÉM O QUE É PRONOME, ARTIGO, SUBSTANTIVO, ARTIGO, ADJETIVO...
BOM TRABALHO E DIVIRTAM-SE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário