sexta-feira, 28 de junho de 2013

PROVAS

BOM DIA GENTE,
MAIS UM BIMESTRE CHAGA O FIM E COM ISSO TEMOS AS DATAS DAS PROVAS TAMBÉM SE APROXIMANDO.

ESTUDEM BASTANTE E VAMOS ARRASAR!!!

3/6 - LINGUA PORTUGUESA
4/6 - MATEMÁTICA
5/6 - CIÊNCIAS
8/7 - HISTÓRIA
9/7 - GEOGRAFIA



quinta-feira, 27 de junho de 2013

INSPIRAÇÃO - PODEMOS SIM MUDAR O NOSSO MUNDO!!!

HISTÓRIA REAL DE UM RAPAZ AFRICANO QUE APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES LUTOU, ESTUDOU E CONSEGUIU REALIZAR SEU SONHO DE MELHORAR A VIDA NA COMUNIDADE ONDE MORAVA. 

William nasceu em uma família de camponeses na vila de Kasungu, no Malaui. Apesar de sempre ter vivido na pobreza, a situação se complicou em 2001, quando uma seca assolou a região e causou grandes transtornos para toda a comunidade. Muitos morreram de fome e William e sua família passaram a se alimentar apenas uma vez por dia.

Mesmo com as dificuldades, o jovem, de então 14 anos, continuou a frequentar a escola. "Eu estava determinado a fazer qualquer coisa para poder aprender. Então, eu fui para a biblioteca e li livros de ciências, em particular de física", conta. Mesmo a falta de conhecimento no inglês não impediu o garoto de interpretar figurar e diagramas para aprender as palavras que estavam nos livros.

Até que um deles, que explicava como um moinho de vento poderia bombear água e gerar eletricidade, mudou o destino de William. "Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome, pela qual nós estávamos passando naquela época." Então ele decidiu construir um moinho sozinho.

Com a teoria na cabeça, o jovem inventor partiu para a prática e na ausência das matérias-primas essenciais, recorreu a um ferro-velho e juntou tudo o que lhe parecia útil. Quadro de bicicleta, roldana, tubo plástico, ventilador de trator, amortecedor e outras peças enferrujadas bastaram para construir um moinho capaz de gerar 12 watts de eletricidade - suficiente para ligar quatro lâmpadas e dois rádios em sua casa. Depois, William partiu em outra missão: construir um moinho capaz de gerar no mínimo 20 watts, o suficiente para bombear água e irrigar toda a vila.

O sucesso de sua iniciativa gerou comentários e em pouco tempo o moinho virou notícia e circulou pela Internet. Até que o jovem foi convidado a palestrar no evento Technology, Entertainment, Design - TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) sobre sua invenção e, apesar do nervosismo, contar o seu feito e inspirar o público.

Foi assim que o camponês pobre, em um país pobre, conseguiu mudar sua história e inspirar milhares de pessoas em todo o mundo. No final da palestra, ele ainda manda um recado: “Eu gostaria de dizer uma coisa para todas as pessoas por aí afora, como eu, para os africanos e para os pobres que estão lutando pelos seus sonhos: confie em você e acredite. Não importa o que aconteça, não desista.”

Palestra de William: http://www.youtube.com/watch?v=m3b_l0-yYpw



segunda-feira, 24 de junho de 2013

MATEMÁTICA DA PRIMEIRA FASE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

BOA TARDE GENTE,
VAMOS FAZER AS ESTATÍSTICAS DAS SELEÇÕES NA PRIMEIRA FASE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES.
VOCÊS DEVEM CALCULAR:
1 SALDO DE GOLS (GOLS MARCADOS EM TODOS OS JOGOS - GOLS SOFRIDOS EM TODOS OS JOGOS)

2 PORCENTAGEM DE GOLS MARCADOS EM CADA UMA DAS PARTIDAS. POR EXEMPLO - A SELEÇÃO X MARCOU 9 GOLS EM TRÊS PARTIDAS. NA PRIMEIRA FORAM 3 GOLS MARCADOS O QUE EQUIVALE A 33,33%. NA SEGUNDA E NA TERCEIRA TAMBÉM MARCOU MAIS TRÊS GOLS EM CASA UMA DELAS. LOGO 33,33% EM CADA UM DOS OUTROS JOGOS. APRESENTEM TAMBÉM A FRAÇÃO CORRESPONDENTE AO TOTAL E A CADA JOGO.

3 PORCENTAGEM DE GOLS SOFRIDOS EM CADA JOGO. VEJAM O TOTAL DE GOLS SOFRIDOS E CALCULEM A PORCENTAGEM EM CADA JOGO. APRESENTEM TAMBÉM A FRAÇÃO CORRESPONDENTE AO TOTAL E A CADA JOGO.

4 PONTUAÇÃO TOTAL E PORCENTAGEM DOS PONTOS GANHOS EM CADA UM DOS JOGOS.  APRESENTEM TAMBÉM A FRAÇÃO CORRESPONDENTE AO TOTAL E A CADA JOGO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR QUANTOS PONTOS FORAM PERDIDOS. POR EXEMPLO. EM TRÊS JOGOS O MÁXIMO É DE 9 PONTOS. SE A SELEÇÃO SÓ ALCANÇOU 6 PONTOS, ISSO SIGNIFICA QUE PERDEU 3 PONTOS.

5 PROCUREM O TEMPO DE POSSE DE BOLA DE CADA SELEÇÃO EM CADA UM DOS JOGOS E APRESENTEM O RESULTADO EM NÚMERO ABSOLUTO, EM PORCENTAGEM E EM FRAÇÃO (SE PRECISO ARREDONDE). POR EXEMPLO, A SELEÇÃO X TEVE 50 MIN DE POSSE DE BOLA EM UM JOGO. NESSE JOGO ELA TEVE A POSSE DE BOLA EM 54%  DO TEMPO DO JOGO. EM FRAÇÃO ISSO SERIA 50/90. (50 O TEMPO DE POSSE DE BOLA E 90 O TEMPO TOTAL).

6 FALTAS COMETIDAS E SOFRIDAS. BUSQUEM O NÚMERO DE FALTAS E FAÇAM A PORCENTAGEM POR JOGO. TANTO DAS FALTAS SOFRIDAS COMO DAS COMETIDAS. APRESENTEM O RESULTADO TAMBPEM EM FORMA DE FRAÇÃO.

7 CALCULEM AS MÉDIAS DOS GOLS MARCADOS, GOLS SOFRIDOS, FALTAS COMETIDAS E FALTAS SOFRIDAS E AINDA, A MÉDIA DE POSSE DE BOLA. PARA CALCULAR AS MÉDIAS DOS GOLS BASTA SOMAR OS GOLS MARCADOS E DIVIDIR PELO TOTAL DE JOGOS, NO CASO TRÊS. NOS GOLS SOFRIDOS O CÁLCULO É IGUAL, SÓ MUDANDO OS GOLS MARCADOS PELOS GOLS SOFRIDOS. A MÉDIA DA POSSE DE BOLA SERÁ O TOTAL DE POSSE DE BOLA NOS TRÊS JOGOS DIVIDIDA PELA SOMA TOTAL DE MINUTOS JOGADOS, OU SEJA 3 JOGOS MULTIPLICADO POR 90 MINUTOS - TEMPO DE CADA JOGO).
NO CASO DAS FALTAS O CÁLCULO É COMO NOS GOLS,.

DIVIRTAM-SE.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

GEOGRAFIA - REVISÃO TODOS OS ANOS

7 ANO

1 QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE UM ESPAÇO RURAL E UM ESPAÇO URBANO?
2 QUE ATIVIDADES TIPICAMENTE URBANAS ENCONTRAMOS HOJE NO ESPAÇO RURAL?
3 O QUE SÃO PROBLEMAS AMBIENTAIS?
4 QUE PROBLEMAS AMBIENTAIS PODEM SER CAUSADOS PELA ATIVIDADE AGRÍCOLA?
5 QUE PROBLEMAS AMBIENTAIS SÃO TÍPICOS DOS ESPAÇOS URBANOS?
PARA REFLETIR...
VOCÊ ACHA QUE A DESIGUALDADE PODE INTENSIFICAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS?

8 ANO
1 POR QUE O BRASIL É CONSIDERADO UMA POTÊNCIA REGIONAL? E DE QUE REGIÃO O BRASIL É POTÊNCIA?
2 A ECONOMIA BRASILEIRA TEM CRESCIDO NOS ÚLTIMOS ANOS? POR QUE?
3 QUEM SÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE MAIS ATUAM NO EXTERIOR? ISSO É UMA CONSEQUENCIA DA GLOBALIZAÇÃO? POR QUE?

9 ANO
1 O QUE É UM BLOCO ECONOMICO?
2 A UNIÃO EUROPEIA É O BLOCO ECONOMICO MAIS INTEGRADO DO MUNDO POIS POSSUI UMA CARACTERÍSTICA PECULIAR EM RELAÇÃO AOS OUTROS BLOCOS, QUE CARACTERÍSTICA É ESSA?
3 QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA UNIÃO EUROPEIA?
4 O QUE FOI A CECA? QUEM FAZIA PARTE? QUE CONSEQUÊNCIAS ELA GEROU?

GEOGRAFIA - BLOCOS ECONOMICOS 8 E 9 ANO

http://www.slideshare.net/JulianaTeixeira12/blocos-econmicos-9-ano


PARA A PROVA DE GEOGRAFIA DO 2º BIMESTRE

7 ano: A Diferenciação do Espaço:  Educopédia 2 bimestre
Aula 11: Espaço Agrário e Urbano: conceituação e diferenças;
Aula 12: Elementos do Espaço agrário e efeito das atividades agrárias;
Aula 9: Desigualdades sócio espaciais no território brasileiro;
Aula 16: Problemas sócio ambientais urbanos.

8 ano: O Brasil no Mundo Globalizado: Educopédia 2 bimestre
Aula 9: O Brasil como potência regional
Aula 10: O Brasil e as Organizações Internacionais.
Aula 11: A Globalização da Economia Brasileira

9 Ano: Globalização e Economia:  Educopédia  (1 e 2 bimestres) a
Aula 8:  Os Blocos Econômicos (1 bimestre, 8 ano); 
Aula 11: Europa: Aspectos Econômicos
Aula 13: Ceca: O embrião da União Europeia.
Aula 14: União Europeia: objetivos, importância e integração. 

GEOGRAFIA PARA O 8 ANO - O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO

8º ano
O Brasil e a globalização

A globalização acontece ao redor do mundo, mas não em todo o mundo. Alguns países ficam de fora. Isso acontece porque a globalização se refere a uma integração, ou seja, uma maior troca de informações, conhecimento, mercadorias, pessoas, modos de vestir, música, etc. entre diferentes países.
Esse fenômeno se intensificou depois da terceira revolução industrial que produziu melhorias nos meios de transporte (avião, navios com maior capacidade de carga, etc), e nas telecomunicações (internet, celular, etc). Dessa maneira, as pessoas ficaram mais próximas (caso você tenha facebook, consegue estar no Rio de Janeiro e falar com alguém no Nordeste sem sair do lugar), as mercadorias chegam mais rápido no seu destino (De avião, você chega no Japão em 20 horas de vôo). No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real. Por essas razões, dizemos que a impressão é que “o mundo encurtou”.
O processo de globalização tornou-se mais marcante no momento em que o capitalismo tornou-se o sistema econômico predominante.

BUSQUE SOBRE O CAPITALISMO E SOBRE O SOCIALISMO.

A globalização é uma ferramenta importante para o capitalismo. Isso porque o capitalismo depende do consumo, ele visa sempre que o consumidor compre mais e, com os mercados sendo cada vez maiores (já que eles se espalham pelo mundo), os donos das empresas ganham cada vez mais.

Com a melhoria dos meios de transporte e de comunicação às relações entre os países ficaram mais próximas e assim, as empresas passaram a atuar cada vez mais em território mundial. Antes, as empresas eram mais ligadas ao seu país de origem, existiam as empresas brasileiras que atuavam quase que exclusivamente no Brasil, as empresas dinamarquesas que atuavam quase que exclusivamente na Dinamarca e assim por diante. No momento atual, em que vivemos a globalização, uma empresa americana não atua somente nos Estados Unidos, uma empresa Inglesa não atua somente na Inglaterra, e etc. A essas empresas que atuam (possuem fábricas, lojas, compram e vendem) em todo o mundo damos o nome de transnacionais.
Por conta dessas maior concorrência, que acontece no mundo globalizado (já que as empresas atuam no mundo todo e assim, uma empresa japonesa pode dominar o mercado do Brasil e com isso as empresas brasileiras perderem e irem a falência e com isso terem menos empregos para os brasileiros), os países buscam proteger seus mercados se juntando em blocos econômicos.

PESQUISE SOBRE OS BLOCOS ECONOMICOS E DESCUBRA DE QUAL O BRASIL FAZ PARTE.

A globalização traz também, muita desigualdade. Como já vimos é um processo que atinge quase todo mundo, mas nem todo mundo pode ter o carro do ano, o celular que acabou ser lançado e nem o tênis da moda. Aliás, nem todo mundo tem direito a uma escola de qualidade e hospitais decentes, o que é muito mais importante do que o tênis da moda ou um celular com internet. Nesse processo, muitos não se inserem e por isso, vemos tantas diferenças dentro de uma mesma cidade. Temos pessoas morando na rua, outras que moram em condições precárias, outras que tem acesso a hospitais de luxo enquanto algumas são internadas no chão de hospitais públicos.

E PARA VOCÊ, O QUE É DESIGUALDADE? VOCÊ JÁ SENTIU A DESIGUALDADE NA SUA VIDA?

E já que a globalização aumenta o consumismo (aquela vontade de comprar tudo, já que a propaganda e a TV nos fazem acreditar que não somos legais se não usarmos aquele sapato que vimos na novela, se não possuirmos um tablet ou uma calça jeans que custa o mesmo que uma semana inteira de trabalho de nossos pais), precisamos também de mais combustíveis. Cada vez mais usamos combustíveis, principalmente o petróleo. E dessa maneira, cada vez mais poluímos o ambiente e tornamos o planeta menos agradável para o nosso viver. Graças ao consumismo, também, derrubamos cada vez mais madeiras e desmatamos a Amazônia, uma floresta que pode nos oferecer muito (remédios ainda nem descobertos podem ter origem em suas plantas ainda desconhecidas), produzimos muito mais alimento do que seria necessário para alimentar o mundo todo e mesmo assim ainda tem gente morrendo de fome (já que muitos comem muito mais do que o necessário e outros não tem dinheiro suficiente para se alimentar).

VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL EXISTEM MUITAS PESSOAS PASSANDO FOME? SABE ONDE ELAS ESTÃO? PESQUISE.

APÓS A LEITURA DO TEXTO E AS PESUISAS FEITAS, REPOSNDA:

1 O QUE É UM BLOCO ECONOMICO?
2 O QUE É UMA EMPRESA TRANSNACIONAL?
3 COMO PODEMOS DEFINIR A GLOABALIZAÇÃO?

4 VOCÊ É CONSUMISTA? POR QUÊ?

EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 8 ANO.

Atividade de revisão com descritores
História – 8º Ano – 2º Bimestre

1. Estabelecer as diferentes formas de produzir ao longo da história: artesanato, manufatura e fábricas.
 Numere:
(1) Artesanato            (2) Manufatura             (3) Maquinofatura

a) (    ) Fase industrial do capitalismo.
b) (    ) Fase comercial do capitalismo.
c) (    ) Fase pré-capitalista.
d) (    ) Os artesãos eram donos dos meios de produção (ferramentas e matérias-primas) e realizavam todas as etapas de fabricação da mercadoria.
e) (   ) Substituição das ferramentas e da força humana por máquinas que utilizavam as forças da natureza (água, vento, vapor).
f)  (     ) Os artesãos executavam apenas uma etapa do processo de fabricação do produto.
g) (  ) O comerciante manufatureiro era o dono da matéria-prima e responsável pelo pagamento de salários aos artesãos.

2. Saber o conceito de revolução e os seus diversos conceitos.
Marque a opção que contém a melhor resposta sobre o que foi a Revolução Industrial:
a) A Revolução Industrial foi uma revolta dos trabalhadores rurais ingleses que desejavam melhores condições de trabalho.
b) A palavra revolução significa mudança lenta e gradual.
c) A Revolução Industrial foi o conjunto de mudanças ocorridas na produção de mercadorias e no modo de viver das pessoas.
d) Revolução é uma palavra que está ligada à evolução do homem em determinadas sociedades.

3. Identificar fatores que explicam por que a revolução industrial começou na Inglaterra.
Cite dois ou três fatores que deram a Inglaterra condições para que fosse o primeiro país a produzir mercadorias com o auxílio de máquinas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________.


4. Relacionar descobertas e inovações técnico-científicas e surgimento do sistema fabril.
Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
a) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário   (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
c) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).








5. Relacionar revolução industrial e desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.
. Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina das fábricas.
b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte movimento de pessoas das cidades para os campos e o aumento da produção agrícola.
c) A substituição do artesanato pela manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo aumento da servidão.
d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora.

. Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível fuga das cidades.
b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
c) declínio dos operários como classe na nova estrutura social, valorização das corporações (empresas) e manufaturas.
d) formação das associações de operários chamadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões empregados.
e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras de uso comum, e da garantia plena dos direitos daqueles que alugavam a terra.


FORMULÁRIO PARA PREENCHIMENTO SEMANAL.

GENTE, BOM DIA!!!

A PARTIR DA SEMANA QUE VEM VAMOS PREENCHER ESSE FORMULÁRIO TODOS OS DIAS. NELE VOCÊS IRÃO ESCREVER A HABILIDADE QUE DESENVOLVERAM (DÚVIDAS, OLHEM DA EDUCOPÉDIA O NOME DAS HABILIDADES), O DIA EM QUE ACONTECEU E O HORÁRIO EM QUE ACONTECEU. 
PRECISAMOS NOS ORGANIZAR, ALGUNS JÁ ESTÃO MELHORES COM ESSE HÁBITO OUTROS AINDA PRECISAM MELHORAR!!
MÃOS A OBRA.. ESSA SEMANA É PARA TREINAR O PREENCHIMENTO PARA SEMANA QUE VEM ESTARMOS CRAQUES!!

CONTROLE DE ESTUDOS

Semana : ____/___ a ____/____
Dia
Turno
HABILIDADES DESENVOLVIDAS


Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde


Dia
Turno

DÚVIDAS ESPECÍFICAS


Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde



Manhã


Tarde









REVISÂO HISTÓRIA DO 7 ANO

1) Identificar semelhanças e diferenças entre as organizações políticas dos povos africanos entre os séculos IX E XVI.

Aponte as definições de:
Chefias:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Reinos:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Impérios:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

2)
Comparar diferentes formas de trabalho escravo, identificando as especificidades da experiência africana anterior à expansão europeia.

Cite os vários tipos de escravos existentes nas sociedades africanas entre os séculos IX e XVI.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.





3)
Identificar os principais reinos africanos, pondo em destaque a diversidade cultural entre os mesmos.

a) Descreva as características do Império Mali, que existiu entre os séculos XI a XV, em relação à:
. Origem:
. Cultura:
. Organização:
. Política:
. Economia:

b) Descreva as características do reino do Congo, que existiu entre os séculos XII a XVI, em relação à:
. Origem:
. Cultura:
. Organização:
. Política:
. Economia:

4.
Identificar a diversidade étnico - cultural entre os povos nativos da América.

a) Por que os nativos das Américas foram chamados de índios pelos europeus?
b) Cite uma das possíveis origens apontadas pelos pesquisadores para a origem dos povos da América?
c) Quem foram os astecas? Quais as principais características destes povos?
d) Qual era a relação do povo inca com o sol?
e) Que heranças foram deixadas pelos povos pré-colombianos?

sexta-feira, 7 de junho de 2013

CONTINUAÇÃO DO TRABALHO...

PESSOAL,

ELABOREI UM ROTEIRO PARA AJUDAR VOCÊS A ESCREVEREM A REPORTAGEM.

EM PRIMEIRO LUGAR, VAMOS MONTAR UM QUADRINHO PARA ESTAR JUNTO COM A REPORTAGEM. NESSE QUADRINHO DEVEMOS COLOCAR O NOME DO PAÍS, A ÁREA DE SEU TERRITÓRIO, A POPULAÇÃO TOTAL, O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO), QUE RERESENTA O TAMANHO DA ECONOMIA. PODEMOS COLOCAR TAMBÉM OS PRODUTOS QUE SÃO MAIS EXPORTADOS E IMPORTADOS, ALÉM DISSO O IDIOMA FALADO, OS CLIMAS E OS TIPOS DE VEGETAÇÃO PREDOMINANTES.

JÁ NO CORPO DA REPORTAGEM DEVEMOS COLOCAR UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO PAÍS (FOI COLÔNIA DE ALGUM PAÍS? SE FOI, DE QUAL PAÍS?, QUAL O REGIME DE GOVERNO, É REPÚBLICA OU MONARQUIA? SE FOR REPÚBLICA, QUANDO ELA COMEÇOU, SE FOR MONARQUIA, É PARLAMENTARISTA? QUEM É O GOVERNANTE? QUAL O IDIOMA FALADO? POR QUE FALAM ESSE IDIOMA?), CONTAR COMO ELE CHEGOU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E SE É UM PAÍS COM TRADIÇÃO NOS ESPORTES.

POR FIM, VAMOS BUSCAR SOBRE OS JOGADORES QUE FAZEM PARTE DA SELEÇÃO, ELES SÃO TODOS NASCIDOS NO PAÍS? SÃO FILHOS DE MIGRANTES? POR EXEMPLO, NA SELEÇÃO ALEMÃ, EXISTEM VÁRIOS JOGADORES DE FAMÍLIA TURCA. VOCÊS SABEM O MOTIVO? QYE TAL DESCOBRIR, PESQUISEM!!!

POR FIM, PARA A ORGANIZAÇÃO DA NOSSA REPORTAGEM, INSPIREM-SE EM JORNAIS, BUSQUEM COMO SE ORGANIZA UMA REPORTAGEM, OLHEM JORNAIS... ABAIXO, ALGUNS LINKS COM EXEMPLOS.

http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&biw=1366&bih=667&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=-xTJa1WNaJ4ObM:&imgrefurl=http://guaraparicyclechic.blogspot.com/2010/07/reportagem-do-jornal-folha-da-cidade.html&docid=lZDKyKQnLJ_W4M&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOrQ7NqrnR56CQuWsGFc2gWjXpZVDKIRy1HK06B06VugmTRBz-KSafw-6LTnx0MymCXsQNGfqATYArDBqXemPdg-FFMxmP8CZ8JTOxGVipt5UPkEvOtPtgib88LiIXKJxiWupZ85qg3L_T/s1600/Reportagem%252BBike_GRI.jpg&w=1600&h=1030&ei=UtWxUcWWJ4q-rgG2t4CABA&zoom=1&ved=1t:3588,r:1,s:0,i:84&iact=rc&dur=670&page=1&tbnh=177&tbnw=280&start=0&ndsp=19&tx=141&ty=65

http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&biw=1366&bih=667&hl=pt-BR&tbm=isch&tbnid=03lcD-65w4ujRM:&imgrefurl=http://juad.org/index.php/2011/11/reportagem-no-jornal-nh-danca-e-teatro/&docid=oKiIgaeoUVzf3M&imgurl=http://juad.org/wp-content/uploads/2011/11/JUAD-midia-01.jpg&w=700&h=671&ei=UtWxUcWWJ4q-rgG2t4CABA&zoom=1&ved=1t:3588,r:38,s:0,i:204&iact=rc&dur=1357&page=2&tbnh=191&tbnw=199&start=19&ndsp=27&tx=79&ty=52

RELEIAM AS INFORMAÇÕES QUE JÁ PEGARAM, BUSQUEM MAIS, ORGANIZEM.. MÃOS A OBRA...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS.. GEOGRAFIA... HISTÓRIA...

BOM DIA GENTE,

A COPA DAS CONFEDERAÇÕES ESTÁ CHEGANDO, E ELA ACONTECERÁ NO BRASIL ESSE ANO. SÃO OITO PAÍSES PARTICIPANTES. VEJA NO SITE ABAIXO, QUAIS SÃO E COMO ESSES PAÍSES ALCANÇARAM A CLASSIFICAÇÃO.

http://confederationscup2013.blogspot.com.br/p/paises-participantes.html

VAMOS FAZER UM TRABALHO EM DUPLA? ESCOLHA SUA DUPLA E ESCOLHA UM PAÍS (ATENÇÃO! NÃO PODEMOS TER PAÍSES REPETIDOS!!). APÓS ISSO, VAMOS PESQUISAR SOBRE A HISTÓRIA DESSE PAÍS, SOBRE SUAS CARACTERISTICAS GEOGRÁFICAS (CLIMA, RELEVO, VEGETAÇÃO, ÁREA, POPULAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, ETC). TENDO ESSAS INFORMAÇÕES, VAMOS ESCREVER UMA REPORTAGEM SOBRE ESSES PAÍSES (LEMBRE-SE QUE A REPORTAGEM PRECISA DE UMA ESTRUTURA, IMAGENS, TÍTULO, LIDE, ETC.)

MÃOS A OBRA PESSOAL...