domingo, 14 de abril de 2013

TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS EM GEOGRAFIA - 9º ANO


1 -  Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
a) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque existe uma  dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais tecnológicos em relação às demais cidades periféricas.
b) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
c) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
d) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.

2 –

O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% . Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

3 - A urbanização moderna é um processo vinculado:
a) á Revolução Industrial.
b) á I Guerra Mundial.
c) á II Guerra Mundial.
d) ás Expansões marítimas, no final do século XV.

Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim. 
Em relação a este tema, é correto afirmar que:
 a) tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro.
b) o muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.
c) a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum.
d) a sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.

5 - Esse era um dos cenários do mundo no pós-guerra: uma bipolarização entre Estados Unidos e União Soviética, que definiria a guerra fria.

Sobre o processo apresentado, é correto afirmar que

a) a Alemanha e a Inglaterra, com suas armas nucleares, dividiram o mundo em dois blocos: o capitalista e o socialista, sendo inevitável o confronto bélico entre os blocos.
b) os Estados Unidos e a União Soviética tinham a tecnologia da bomba atômica, condição que transformou completamente as relações bélicas entre as duas potências.
c) o clima de guerra fria não contaminou todas as relações internacionais, pois parte da Europa ocidental não se envolveu com as superpotências e manteve-se neutra.
d) os Estados Unidos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ajudaram a Alemanha a destruir o muro de Berlim, na tentativa de tornar o país um aliado político.
e) embora o clima de guerra fria tenha amenizado nos últimos vinte anos, esse sistema ainda explica a hegemonia política do Leste Europeu.

6 - Após a II Guerra Mundial, a proposta de reconstrução da economia alemã, de acordo com o Plano Marshal, objetivava:

a) neutralizar a influência do Kominform sobre os partidos socialistas.
b) provocar crises políticas e rebeliões sociais na Europa Ocidental.
c) garantir o equilíbrio europeu com o fortalecimento da Alemanha Ocidental.
d) liberar a economia americana da crise de superprodução de alimentos.
e) impedir o desdobramento da Alemanha em duas nações, conforme proposta em Yale.

Acerca do Reino Unido é correto afirmar que:
a)      É composto por três países – Escócia, Inglaterra e República da Irlanda.
b)      É das maiores economias da zona do euro, perdendo apenas para a Alemanha.
c)      É das maiores conomias européias, no entanto, vem perdendo espaço e por isso, atualmente se encontra atrás da Itália e da Espanha no cálculo do Produto Interno Bruto.
d)     Dele fazem parte a Escócia, a Inglaterra, o País de Gales e a Irlanda do Norte, sendo que esse último não se encontra na mesma ilha dos anteriores. 
“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

Fonte: OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Acerca da União Europeia, assinale a afirmativa incorreta: 
a) A Comunidade Comum Europeia (CEE) constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.
b) A CEE, também conhecida como União Europeia, está gerando um dos maiores mercados mundiais.
c) Os blocos econômicos têm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegários e protecionistas, limitando o livre trânsito de mercadorias entre os países membros.
d) A União Europeia possui atualmente 27 membros, e outros países ainda tentam entrar para a Comunidade.

9 - As relações internacionais no período da Guerra Fria foram marcadas por uma aliança entre os países que defendiam a mesma ideologia. Em termos práticos, foi formada uma Aliança Militar que se comprometiam em assegurar a defesa de seus aliados e que considerava uma agressão a um ou mais aliados como uma agressão a todos. Essa organização ficou conhecida como:
a) Organização dos Estados Americanos (OEA).
b) Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c) Organização das Nações Unidas (ONU).
d) Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

10 Sobre as ex-repúblicas iugolavas assinale a alternativa correta.
a)      A independência da Bósnia Herzegovina foi a mais difícil, provocando uma das guerras mais sangrentas da década de 1990.
b)      A Macedônia é a ex integrante da Iugoslávia que melhor se adaptou a economia capitalista, sendo hoje a mais desenvolvida economicamente.
c)       A Croácia teve uma independência pacífica assim como a Eslovênia por terem sido os primeiros países a se separar da antiga Iugoslávia.
d)      Sérvia e Montenegro foram as últimas repúblicas a se tornarem independentes pois não havia conflito entre as etnias pertencentes a tais regiões. Com isso, tiveram uma independência pacífica que resultou em um elevado padrão de vida para a população de ambos os países.

11 Sobre a Iugoslávia assinale a alternativa correta.
a)      O território Iugoslavo pertencia anteriormente ao Império Macedônio tendo sido desmembrado durante o período da Primeira Guerra e posteriormente unido sob o comando do General Tito.
b)      A Iugoslávia surgiu após o final da Primeira Guerra por pressão das grandes potências mundiais da época e se manteve unida durante longo período graças a homogeneidade etnica encontrada nesse território.
c)       A antiga Iugoslávia foi uma das poucas nações que adotaram o socialismo com aprovação de grande parte de sua população.
d)      Apesar de seu grande carisma no cenário internacional, o General Tito era visto com grande desconfiança pela maior parte da população iugoslava que não concordava com a maneira centralizadora como ele conduzia a nação.

12 Assinale a alternativa que contêm somente as assertivas verdadeiras:
I O General Tito manteve a Iugoslávia unida durante longo período graças a sua liderança sobre todas as etnias encontradas nesse país.
II Tito era visto com bons olhos pela população iugoslava pelo papel que desempenhou na luta contra as tropas alemãs invasoras.
III A Croácia após sua independência não apresentou mais conflitos internos, ao contrário da Sérvia e da Bósnia onde conflitos ainda permanecem.
IV A Macedônia sofre ainda hoje com embargos econômicos da Grécia que não admite que o país utilize esse nome.
Estão corretas:
a)      I e IV
b)      I, III e IV
c)       II e IV
d)      I e II


Um comentário: