sexta-feira, 19 de abril de 2013

MAIS ALGUMAS QUESTÕES DE CIÊNCIAS...


9 ANO
01) De acordo com a organização das partículas nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso), assinale a alternativa correta:
a) No estado sólido as partículas se encontram mais próximas, provocando uma maior movimentação das mesmas.
b) No estado líquido as partículas podem moldar a substância de acordo com o recipiente que a contém, ou seja, possui forma variável.
c) No estado gasoso as partículas se encontram mais próximas, tendo assim uma menor energia cinética das partículas.
d) No estado sólido as partículas se encontram mais afastadas do que qualquer outro estado físico.
e) No estado gasoso as partículas se movimentam menos do que as mesmas partículas quando se encontram no estado líquido.

02) Evaporação, calefação e ebulição são exemplos de:
a) passagem do estado líquido para o de vapor.
b) passagem do estado sólido para o de vapor.
c) transformações que não dependem da substância e da temperatura.
d) obtenção de substâncias puras.
e) passagem do estado sólido para o vapor, diretamente, sem passar pelo estado líquido.

03) No gráfico ao lado, de mudanças de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento da temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos S e L são respectivamente:
a) solidificação e condensação
b) fusão e ebulição
c) liquefação e vaporização
d) sublimação e sublimação
e) fusão e liquefação

04) Leia o trecho da canção Planeta Água, de Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:
                              Água que o Sol evapora,
                                    Pro céu vai embora
                              Virar nuvens de algodão.
                              Gotas de água da chuva,
                                   Quem mata a sede
                                      Da população
  O trecho é uma versão poética;
a) da poluição da água por aumento da temperatura
b) da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior que na água.
c) do ciclo hidrológico da água
d) das etapas do tratamento da água
e) da importância de se ter chuva cada vez mais ácida

05) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30° C são , respectivamente:

a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d)gasoso, líquido, gasoso e sólido
e)sólido, gasoso, líquido e gasoso

06) Considere quantidades iguais nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, relacionados no esquema  abaixo:
IV: Fusão
II: Solidificação
V: Vaporização
III: Liquefação
I: Sublimação
Assinale a alternativa verdadeira.

a) O processo número IV chamado pode ser chamado de condensação
b) Na passagem da água líquida para água na forma de vapor, há uma diminuição de temperatura.
c) O processo número I é denominado fusão.
d) Evaporação, ebulição ou calefação podem ser usados para designar o processo número V.
e) No processo II há um aumento de temperatura.

07) Todos os fenômenos físicos, EXCETO:
a) Formação do gelo
b) Ferver água na chaleira
c) Secagem da roupa no varal
d) Combustão de gás de cozinha
e) Filtração da água

08) Observe os seguintes fatos:
I) Gelo seco no palco de um teatro transforma-se e m gás
II) A formação da neve
III) A secagem da roupa no varal
IV) O derretimento do ferro-gusa para a fabricação de aço.

Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos, respectivamente:
a) sublimação, solidificação, evaporação e fusão.
b)sublimação, solidificação, fusão e evaporação
c) fusão, sublimação, evaporação e solidificação.
d)evaporação, solidificação, fusão e sublimação
e)evaporação, sublimação, fusão e solidificação

09) Analise o esquema a seguir:
( I ) água---corrente elétrica--------> gás carbônico e gás oxigênio
( II ) gelo ----calor-->  água
(III) água oxigenada----luz---> água e gás oxigênio

Representam, respectivamente, fenômeno;
a) físico, físico e químico.
b) químico, químico e químico.
c) físico, físico e físico
d) químico, físico e químico.
e) químico, químico e físico.

10) Como e chama a mudança do estado líquido para o sólido?
a) solidificação
b) transformação
c) vaporização
d) sublimação
e) passagem

11) Estou com uma lista em que matérias, corpos e objetos estão misturados. Preciso que você faça a separação. Para isso, adote o seguinte critério:
não sendo corpo nem objeto, marque matéria;
* sendo matéria, mas não objeto, marque corpo.


       Matéria
          Corpo
            Objeto
   cinzeiro



   ouro



   copo



   caco de vidro



   Pedra



   areia



   água



   mesa



   panela




11) Na frase “ Se alguma coisa existe, não pode ter surgido do nada, e se a coisa desaparece, não pode resultar em nada”, que propriedade da matéria está sendo ressaltada?
R:

12) As propriedades específicas podem ser: ______________, ________________e  __________________________.

13) Um fragmento de gelo de 250 g tem volume correspondente a 500 cm3 . Qual é a sua densidade?
14) A densidade do selênico é 4,79 g/cm³. Qual a massa, em kg, de 6,5 cm³ de selênio?


8 ANO


1) Associe corretamente os dados das duas colunas:
a) testículos ( ) troca de substancias entre mãe e feto
b) sêmen ( ) produção de óvulos
c) ovários ( ) fluidos e espermatozóides
d) ovulação ( ) produção de espermatozóides
e) placenta ( ) liberação do óvulo
2) Assinale o trajeto do óvulo no sistema reprodutor feminino, numerando as palavras na sequência
correta:
( ) útero
( 1 ) ovócito
( ) tuba uterina
( ) ovário
( ) folículo
( ) óvulo
3) Corrija a frase seguinte, reescrevendo-a corretamente:
“Através do feto, o cordão umbilical elimina todas as substancias necessárias a sua vida, bem como
obtém resíduos de suas atividades”.
4) Procure no dicionário o significado da palavra “libido”.
5) Puberdade e adolescência tem o mesmo significado? Explique.
6) Explique o que significa ovulação.
7) Quais são as células reprodutoras masculinas?
8) O que significa dizer que o endométrio está preparado?
9) Dizemos que, na adolescência, a garota passa a ter ciclos menstruais. Por que usamos a palavra
ciclo?
10) O que é polução noturna?
 11) Um aluno do 8º ano deveria dividir em duas tabelas e classificar os órgãos externos e internos do
sistema genital masculino. Ele apresentou à turma a seguinte tabela:
Tabela A – Órgãos Externos Tabela B – Órgãos Internos
1. Pênis: órgão copulador. Possui dois canais por
onde são eliminados urina e esperma
1. Testículos: Constituídos por glândulas
responsáveis pela produção dos espermatozóides
2. Bolsa Escrotal: São duas e em cada uma se
abriga um testículo
2. Epidídimos: Local onde os espermatozóides
ficam, armazenados nos testículos.
3. Próstata: Glândulas que produzem secreções que
formam o esperma
3. Canais deferentes: canais que fazem a ligação
entre os testículos e a uretra para a passagem de
espermatozóides
Sobre o trabalho apresentado podemos concluir que:
a) Na tabela A estão erradas o quadro 1, pois o pênis possui apenas um canal, a uretra, e quadro 3, pois a
próstata é um órgão interno.
b) Na tabela B apenas o quadro 2 está correto e a tabela A contém um erro no quadro 3, pois a próstata é
um órgão interno.
c) Os testículos são órgãos semi-externos do sistema genital masculino.
d) Na tabela B a definição de canais deferentes está errada: são os canais por onde são eliminados a urina.
13) Em épocas um pouco mais remotas, um método de prevenção da gravidez muito utilizado era a
“tabelinha”. A técnica desse método é o cálculo do período fértil da mulher a partir do primeiro dia da
menstruação, evitando as relações sexuais no meio do ciclo.
Hoje, sabemos que esse não é um método muito seguro para evitar a gravidez, principalmente para as
adolescentes, porque
a) gravidez pode ocorrer em qualquer período do ciclo, que varia de mulher para mulher,
b) ovulação tem dias fixos para ocorrer.
c) fatores externos também interferem pouco, como estresse, doença, nervosismo.
d) ciclo ainda é regular.
14) Em um site da internet, uma pessoa escreveu um artigo intitulado: Como prevenir a gravidez com
métodos naturais – Perigo! O artigo descrevia em detalhes métodos naturais de contracepção como
tabelinha, coito interrompido, temperatura basal. O próprio artigo alertava aos leitores o perigo de se
confiar nesses métodos e uma grande fotografia de um bebê era apontada como a conseqüência provável
da utilização de métodos não muito confiáveis.
Em contrapartida, o artigo concluía com a premissa: o sexo mais seguro é aquele feito com métodos
tradicionais como pílulas ou DIU e uso do preservativo masculino.
Por que devemos aliar um método como a pílula ao uso do preservativo masculino para praticarmos um
sexo seguro?

7 ANO

Estudamos no capítulo 2 que, em geral, uma célula é basicamente constituída por três componentes:
membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Estudamos também as diferenças que existem entre uma
célula animal e vegetal.
Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões:



a) Diferencie a célula vegetal da animal em três aspectos.
b) Por que o núcleo é o centro de comando da célula?
c) Por que o citoplasma é o responsável pela nutrição da célula?
d) Cite as funções da membrana celular.
2. A diversidade de seres vivos é muito grande. Para garantir sua sobrevivência, todos os seres vivos
necessitam de alimentos, sendo alguns autótrofos e outros heterótrofos.
Diferencie as formas de obtenção de alimentos.
3. Uma das etapas do ciclo de vida é o processo da reprodução. O comportamento reprodutivo
varia muito entre os seres vivos e é por meio dele que uma espécie de ser vivo continua
existindo na terra. A reprodução assexuada é muito comum entre os seres vivos mais
desenvolvidos.
Que tipo de reprodução produz maior variedade de indivíduos: a sexuada ou assexuada? Explique por
quê?
4. O movimento é uma característica dos seres vivos, em resposta a um estímulo.
Qual a importância dessa característica para a sobrevivência dos seres vivos?
5. Assinale com X a afirmativa correta relativa às células procariota e eucariota:
a) Possuem basicamente membrana plasmática, citoplasma (ausência de carioteca).
b) Apresentam material nuclear organizado, envolvido pela carioteca.
c) A célula procariota tem seu material nuclear disperso no citoplasma, enquanto a eucariota apresenta
carioteca, que envolve o material nuclear localizado na região central da célula.
6. À beira de um lago encontram-se caracóis de uma mesma espécie. Alguns deles têm concha
clara, outros têm concha escura. Esses caracóis servem de alimentos para certos pássaros.
Imagine que a poluição ambiental escureça esse ambiente e que os caracóis com conchas escuras
aumentem em número. Explique o que poderá acontecer, baseando-se no conceito de seleção natural.
7. Quanto ao número de células, há seres unicelulares e pluricelulares. Esses últimos apresentam
seu organismo dividido em níveis, conforme o grau de complexidade: célula-tecido-órgãosistema.
Quais os níveis de organização encontrados em um estômago?
8. Classificar é agrupar, formar grupos, obedecendo a determinados critérios.
O sistema de classificação foi criado com a finalidade de estudar e conhecer melhor as espécies.
a) Como são escritos os nomes científicos?
b) Que definição foi dada a espécie?
c) Que seres apresentam maior grau de parentesco. Os que pertencem a mesma classe ou a mesma
ordem? Explique.9. A seguir aparecem algumas frases sobre os vírus.
Assinale com X as frases corretas:
a) Os vírus só são visualizados ao microscópio eletrônico.
b) Apresenta capacidade de reprodução em qualquer ambiente.
c) São formados unicamente de proteínas.
d) São parasitas intracelular obrigatório e não possuem metabolismo próprio.
e) Apresenta estrutura celular.
10. Os vírus são minúsculos “piratas biológicos” porque invadem as células, saqueiam seus
nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir.
De acordo com o texto e seus conhecimentos, explique como os vírus se reproduzem.
11. O princípio de atuação das vacinas difere do princípio dos soros. Em casos de mordida de serpente
peçonhenta, por exemplo, cujas toxinas podem matar em pouco tempo, não é possível esperar que o próprio
organismo reaja produzindo anticorpos. Então, injeta-se um soro antiofídico. Já na prevenção de doenças,
recomenda-se tomar vacinas.
Explique o mecanismo de ação dos soros e vacinas em nosso organismo.
12. Muitas bactérias são muito importantes para os interesses humanos.
 fixam o nitrogênio atmosférico transformando-o em sais nitrogenados.
 há bactérias que se associam a outros seres vivos numa relação de mutualismo.
 as bactérias anaeróbias realizam o processo da fermentação produzindo substâncias úteis ao homem.
Relacione as ações bacterianas nas questões abaixo.
a) De acordo com a primeira função, como as plantas obtêm o nitrogênio necessário para a formação de
proteínas?
b) Explique como as bactérias que vivem no intestino dos animais herbívoros realizam uma relação de
mutualismo.
c) Citar alguns produtos obtidos pela ação das bactérias.
13. Suponha que a camada de ozônio do planeta, que protege a Terra contra o excesso de raios
ultravioleta, capazes de destruir as algas unicelulares, seja muito danificada. Que efeito isso teria para a
vida dos seres aeróbios no planeta?
14. Você certamente já ouviu ou leu várias vezes a palavra “reciclagem”. Determinados fungos, chamados
decompositores, têm papel fundamental nesse mecanismo.
Imaginando uma situação em que os seres decompositores deixassem de existir, quais seriam as
consequências?
15. Em relação aos poríferos, responda:
a) Qual o trajeto da água que “banha” o corpo dos poríferos, desde a entrada até a saída da água do corpo
desses animais?
b) O que significa dizer que eles são animais filtradores?
c) Como é o esqueleto desses animais?
16. Na reprodução sexuada dos poríferos, depois que o zigoto se forma, ele origina uma larva dotada de
cílios, que nada e se fixa numa rocha, por exemplo, desenvolvendo-se e formando uma nova esponja.
Sabendo que os poríferos são animais que vivem fixos sobre uma rocha ou no fundo dos oceanos ou rios,
reflita: qual a importância da produção de larvas móveis?


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