quarta-feira, 10 de abril de 2013

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

1-       

(www.geografiassuburbanas.blogspot.com)
Assinale a alternativa que apresenta a leitura correta de um climograma.
a)      As colunas representam as médias mensais de temperatura, enquanto a linha representa as médias mensais de chuva.
b)      As colunas representam a variação de altitude de uma localidade, enquanto a linha representa a variação do desgaste do relevo.
c)       As colunas representam as médias de chuvas, enquanto a linha as médias mensais de temperatura.
d)      As colunas representam a quantidade total de água presente em uma região, englobando rios, lagos e lagoas; enquanto a linha representa a taxa de evaporação desta água.
2-      Relacione corretamente as colunas a seguir:
( 1 ) Planalto
( 2 ) Planície
( 3 ) Depressão

(   ) São formas de relevo formadas por superfícies elevadas, mais ou menos planas, delimitadas por escarpas, onde o processo de desgaste realizado pelos agentes de erosão supera o de deposição de sedimentos.
(       ) São áreas de terrenos abaixo do nível das terras que lhes são próximas.
 (     ) São áreas mais ou menos planas em que o processo de deposição de materiais é maior que a destruição realizada pela erosão.
3-      “Agentes exógenos, ou externos, são aqueles que esculpem o relevo terrestre através de um processo erosivo, o intemperismo, que pode ser químico (alteração da constituição da rocha), físico (desintegração) ou biológico (ação dos seres vivos). Há três partes do procedimento: a erosão (desgaste das rochas superficiais causado por rios, chuvas, geleiras, vento, etc.), o transporte dos sedimentos resultantes da erosão, e a sedimentação ou acumulação dos detritos que formam novas camadas rochosas.”
(www.coladaweb.com.br)
Assinale a opção que não apresenta um agente que atua no processo de desgaste do relevo.
a)      Vento
b)      Água
c)       Variação de temperatura
d)      Fogo

4-       


(http://historiacacoal.blogspot.com)
A planície presente na figura acima se situa nos Andes, numa altitude mais elevada do que o nível do mar. Explique por que podemos dizer que esta área se refere a uma planície, uma vez que está em uma altitude elevada.
6-       

(www.geografiaparatodos.com.br)
O climograma acima corresponde ao clima equatorial úmido, característico do domínio Amazônico. Após observá-lo, faça uma análise referente à temperatura e índice pluviométrico desta localidade.
7-       
(Atlas da Água)
A imagem acima apresenta as regiões hidrográficas brasileiras. A partir dele aponte qual é a maior bacia fluvial existente no país e comente sobre a importância desta para a população da região.
8-       
Governo planeja construir 6 hidrelétricas na Amazônia
“Quase um terço da expansão da oferta de energia no País na próxima década, em consulta pública pelo governo desde anteontem, está baseado em seis hidrelétricas a serem instaladas em unidades de conservação na Amazônia. Juntas, elas têm potência equivalente a uma nova Belo Monte, a maior hidrelétrica brasileira, recentemente leiloada no Pará. Análise do Plano Decenal de Energia 2019 mostra que usinas com potência de 10.907 megawatts (MW) na bacia do Rio Tapajós, no Pará, ocuparão áreas atualmente destinadas a unidades de conservação, inclusive os chamados parques nacionais, de proteção integral.”
(www.globo.com. 06/05/2010)
O fragmento acima pondera sobre a construção de hidrelétricas onde se localiza o domínio amazônico. Discorra sobre os impactos que estes projetos podem causar na região.
9-       
  

(www.blogda2007.blogspot.com)                (www.sendosustentavel.blogspot.com)
Observe os fluxos enumerados como 2, 3 e 4 no primeiro mapa. O segundo mapa demonstra o acordo de devastação da Amazônia. Estabeleça uma relação entre os mapas acima, ressaltando duas atividades desenvolvidas na Amazônia que geram impactos ambientais.
10-    
(ww.ateffaba.org.br)
A imagem acima demonstra o domínio amazônico. Apresente duas características deste domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário